O IMPERADOR GARANHÃO OS MINISTROS E A RAINHA

Diziam que o Imperador D. Pedro I era um verdadeiro garanhão. Não perdoava nem as camareiras e arrumadeiras. Frequentava a zona boêmia e dizem até que contraiu sífilis. Naquele tempo não havia penicilina e o tratamento era terrível. O povo andava insatisfeito com o imperador: absoluto arrogante, puteiro, não admitia ser contrariado. Os irmãos Andrada resolveram falar com o imperador.

José Bonifácio que era o mais chegado disse:

-Majestade, o povo anda falando pelas ruas do vosso comportamento, que o imperador não deve ser promíscuo, frequentar certos lugares...

O imperador ouvia calado. Bonifácio continuou:

-O povo comenta que vossa majestade relega a imperatriz e procura mulheres de vida fácil, e com todo respeito, a imperatriz é o sonho de todo brasileiro...deixá-la de lado e procurar mulheres comuns é no minimo uma grande tolice.

O imperador após deixá-lo falar tudo que tinha a dizer disse aos três:

-Digam-me, qual o prato preferido de vocês?

Os três responderam que era faisão assado.

D. Pedro disse:

-De hoje em diante vão comer faisão assado todos os dias.

E ordenou ao chefe dos cozinheiros que servisse faisão assado para eles todos os dias.

No primeiro dia disseram em uníssono:

-Obaaaaa! faisão assado!

No segundo dia:

-Obaaaaa! faisão assado!

No terceiro dia a mesma coisa, a mesma reação.

No quarto dia o entusiasmo foi se arrefecendo.

No quinto dia:

-Ihhhhh!faisão assado de novo?

Até que semanas depois procuraram o chefe da cozinha e pediram outro prato, que já estavam enjoados de faisão assado.

-Nada disso, disse ele, são ordens do imperador, devo servir somente faisão assado aos senhores.

Eles procuraram o imperador e reclamaram:

-Majestade, queremos outro cardápio.

o Imperador disse:

-Ué, não foram vocês que disseram que adoram faisão assado?

-Sim, mas faisão assado todo dia, enjoa!

O imperador rindo disse:

-É isso que eu queria provar, rainha todo dia também enjoa!

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 08/12/2009
Reeditado em 08/12/2009
Código do texto: T1966456