CONVERSA DE PRAIA...avancada!!!!


                    E..eu estava ali, quieto, tinha acabado de descer do meu apartamento, tomado meu banho, perfumado, satisfeito, saboreei meu jantar mais cedo justamente para ir sentar no meu banco preferido e dai poder olhar, ver, observar tudo, todos, gente, pombos, madames com seus cachorrinhos, cachorroes e gente boa que passa por aqui, so' gente boa passa por aqui....que gente ruim corre de mim...me veem ja' vao se afastando, gente boa nao!!, me veem, e vem e sabem que tem...tem prosa, longa, gostosa e no que estou olhando para a esquerda, sinto e ao olhar para a direita este meu amigo ai, Joao de Deus...ja' estava me cumprimentando:-

                     E ai seo Carlito?..tudo na paiiz? na boa?..tomando a fresca?...

                     E..eu sorrindo:- tudo Joao..tudo...tudo em paz na terra...tudo na '' boa '' Joao...e'eeee'hh ta' fresco mesmo...gostoso, e me conta Joao?...acabou o servico?...vendeu todo o amendoim hoje?

                     Qui nada seo Carlito, vindi nada...a coisa ta' braba seo Carlito, ninguem que compra' nada nao, deixei a sobra pra manha, manha 'e otro dia num e' memo?

                     So' poderia concordar...
                     Amanha sera' outro dia sim Joao...se Deus quiser....e rimos, ele com a boca faltando alguns dentes e eu com minha dentadura...que diferenca faz? ele e eu....eu e ele? nenhuma!!!

                     Joao de Deus, esta criatura celestial, bon vivant, alegre, vive de '' biscastes '' pelas praias, ora vende chapeus de palha, ora camarao no espeto, outras vezes colares e oculos escuros e agora esta na fase do '' amendoim torrado'' da passoquinha feita em casa, salgados, ambos os dois..me deu um dia para provar...quem me dera poder comer!!!...cervejas e bebidas com alcool nunca vendeu...parece que bebe, mas nao bebe nao...finge, que fingir e' bom e nao faz mal...principalmente nestes casos..e nunca foi preso...nao e' especial mesmo?.

                     Mi conta ai seo Carlito...o que o sr.tem pra mim hoje?
                     Este... ""o que o sr tem pra mim hoje."".ele quer dizer, prosa, verso, poesia..e eu vou falando, recitando baixinho, ele vai prestando uma atencao...e' meio analfabeto, escreve e le muito mal...mas gosta, como gosta de mim e dos meus '' escrevinhacos''...como ele diz, e eu sinto um prazer enorme nisso...foi para isso que fiz tudo que fiz, para gente...especiais, e Joao de Deus e' especial...eu sei!!!

                     Onti o sr.falou de um tal vestido...que vestido seo Carlito?.....
                     Ohhh Joao...tem o Caso do Vestido sim....uma mae, uma esposa, um marido, uma ''puta'' e nao uma '' biscate e filhas perguntando para a mae:-...Mae que vestido e' este..e a mae contando toda a '' istoria'' do vestido...e recitei inteirinho para ele, de cabeca, de memoria....engracado!!!...quando estou perto dele minha memoria se aviva...brota, vem 'a tona..e ele toma gosto e quando terminei...acredita?, chorava o meu bom Joao o de Deus?

                      Po!!! seo Carlito!!! o sr. e' deiz memo...que coisa!!! coitada da mule', boa gente, gente fina seo Carlito...o sr.conheceu ela seo Carlitos?

                      Conheci, Joao , conheci...estava aqui ohhh...e apontei meu coracao...ele olhando admirado, pensando com certeza...este puto e' o marido...eu ria , ele tambem, mas meio amarelo...ficou na duvida!!!

                       Seo Carlito?...falei pro Serelepe, o neguinho que me ajuda vende mendoim, que conhecia o sr.e ele disse que a professora dele falo que o sr. fala de pedra...de pedra no caminho...e' verdade?
                       Sim Joao...e foi so' pedrada ..e ele adorou...

                       E quando comecei Joao amava Teresa que amava....e quando terminei ele olhando desconfiado....
                   
                       Ehhh num gostei nao seo Carlito...este negocio ai' de Joao...Teresa,, como o sr.sabe que minha muie' se chama Teresa...eu ri gostoso e expliquei data, lugar que fiz este poema...
ahhhh bao....me respondeu!!!..e fui falando:-

                        E agora Jose?....e soltei o poema todo....ouvia sem perder uma palavra...bebia gota por gota...e no final aplaudiu..e como despedida, e como tinha prometido  recitei o ultimo do dia...ficam outros para outro dia Joao de Deus, esta bem?

                        Fez que sim...e comecei.....
                   
                         Cortar o tempo
               
            Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
            A que se deu o nome de ano, foi um individuo genial.
            Industrializou a esperanca, fazendo-a funcionar no
            limite da exaustao.

            Doze meses dao para qualquer ser humano se cansar e
            entregar os pontos.

            Ai' entra o milagre da renovacao e tudo comeca outra vez
            com outro numero e outra vontade
            De acreditar que daqui para diante vai ser diferente.....
                     Carlos Drummond de Andrade

            Joao entendeu, ficou me olhando como se eu fosse tambem Joao de Deus....e eu era, nesta hora, neste momento eu era Joao e Joao era eu...que diferenca havia, ele e eu, eu e ele?...

             Nenhuma!!!


                    ********************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 31/01/2010
Código do texto: T2062196