FANTOCHES...BONECOS....MARIONETES....PALHACOS,,da vida?

MIGUELITO.....um puto, isto sim...espanhorzinho  '' enfezado'' soh!!...sarcastico!!!...sarrista filha da puta...eu tinha um '' odio '' dele...queria matar..acabar com ele...cachorro das europas....asturiento...lazarento mesmo!!!..
             
                                      Era so' me ver e ja' comecava :-                                      ......gordo...careca...baixinho...rolha de poco...tampinha...pintor de rodape'...mas que tinha um lindo sotaque meio portunhol, ah isto tinha..era a unica coisa que eu gostava e me lembro ate' hoje...quando me perguntava :- tu nombre muchachito.??...e repetia Rooossee.??..nao sabia falar  Jose'...coitado, burrinho!!!

                                     ........e eu querendo era lhe dar era um '' pontape'  '' com a ponta dos dois pe's, juntos...e a ''torcida'' rindo...o povo, o povao pobre e sem graca, odeio pobre por isto...sao sem graca, e pior sem dinheiro e fazem e acham graca de tudo...graca do que?...tem fome, tem ? pobres!!!..mas eu era pago por isto..
                                    
                                       Manolo, o espanhorzao maior, o dono filha da puta de Miguelito...cachorro de Manolo....era o ventriloquo...e usava Miguelito e a mim para ganhar rios de dinheiro.

                                   Miguelito nao tinha vida propria, a nao ser quando sentava no colo do Manolao e lhe dava...dava...beliscao, para nao dizer o ...outra coisa, e quando estava na caixa, no estojo, parecia '' morto'', apesar que eu jurava que ele se mexia...

                                   Tinha um medo dele que me cagava todo, e tenho certeza que ele, Miguelito sabia disto e vivia para me assustar, uma vez , era 'a noite, Manolo me pediu:- 

                                    .......pega Miguelito para mim, tenho que ensaiar  umas falas novas....fui, abri a caixa e o '' mardito'' do Miguelito me estendeu os dois bracos e gritava:- vem...vem...vem...fui nada, sai nas carreiras, me escafedi...sumi...e Manolo rindo...

                                   ........tinha colocado uns fios na tampa da caixa e conforme abri ,os bracos vieram juntos..e era o '' ventri-louco '' que gritava vem.vem.vem..mas quem ia quer saber quem gritava?  

                                  .......eu? eu nao, eu estava correndo fora  da carroca , fui parar no picadeiro...dormi por la'!!!

                                  Manolo me pagava toda semana, toda sexta eu recebia meu rico dinheirinho suado em bicas fazendo o papel de bobo, de palhaco...sentava no meio da plateia, o  '' escopeta '' do Manolo e o '' fuzarca'' sem pinto do Miguelito seguiam a luz do holofote...

                                  ........o holofote passava por mim...ia em busca de outros '' trouxas'' e voltava, e Miguelito gritava...''  aquele...aquele gordinho fresquinho ali...."" e o povao aplaudindo e eu feito meio bobo, meio boco' de mola, colocando , ja' de pe' e a luz em cima de mim...o dedinho no meu peitinho:-- 

                                  .........eu? eu?...e descia correndo e correndo ia ...ia ser humilhado por aquele '' escroto'' do Manolo e seu ajudante do inferno Miguelito...o diabito sarcastico...e no final, aplausos e eu voltando para meu lugar...e as pessoas ao meu lado me olhando com inveja....queriam eles estar no meu lugar....monstros?? queriam e'...e por que nao iam?...tinha que ser eu?..tinha?...tinha....

                                  Manolo era meu pai.....Manolo Garcia de Alvarez e Gaya...espanhol , da Espanha do sol, das touradas....Andaluzia...e ao conhecer minha mae, Mercedes, uma brasileira, filha de espanhois de VIGO....que aos 18 ganhou de presente de formatura uma ida ate' a casa dos avos....e voltou de la' comigo na barriga, casada, com um marido lindo, bondoso e sarrista e com um fantoche, um boneco filha da puta, Miguelito da Gaya...eu dizia .:- 

                                  Miguelito da Gandaia...meu pai nao gostava, mas ria...Miguelito me mandava tomar no cu'...eu nao ia...ia era abracar meu pai e Miguelito tambem...era meu irmao, mas que tinha medo dele tinha....e tenho ate' hoje!!!

                                Eles, meu pai e minha mae, se foram..Miguelito ficou...guardo ainda na mesma caixa, tiro de vez em quando, sento no meu colo e tento fazer falar...nao fala, nunca mais falou depois que caiu do colo de meu pai, que velhinho  brincava com seus netos, meus filhos, que adoravam a brincadeira....e mudo ficaram, meu pai e Miguelito....que pena!!!.....

                               .......tirei um pedaco do cabelo de Miguelito, coloquei ao lado do cabelo de meu pai, levou junto....estao juntos la' em cima, fazendo fuzarca, estrepolias... sarcasmo nao Miguelito, sarcasmo nao que Deus nao gosta...comporte-se viu?.......saudades!!!!

===================================
                                        
                                         
   KANO PRETO   E   MULEKE   SAFADO
                                              ""Negritim""                 ""Safadim""

                                         ......gostava dos dois, quando era pequeno minha mae me punha para dormir no meio dos dois, dizia ela que eu me acalmava, dormia e ela colova os dois de um jeito que se eu virasse na cama nao caia...acostumei, dei trabalho para tirarem o '' negritim e o safadim''  de perto de mim....tadinhos!!!...

                                         .........o que me fascinava neles eram que as pernas, os bracos, as maos mexiam, eram articuladas e meu pai enfiava a mao por dentro e mexiam olhos, boca , o corpo todo e choravam, fungavam, riam, peidavam, falavam palavroes....paralelepipedos!!! 

                                       .....e a criancada, e adultos tambem, riam...eu nao perdia um shows deles..servia com gosto de '' palhaco '' para os dois...meu pai segurava os dois no colo...eu tinha ate' ciumes, acreditam?....

                                        ........eu ficava sentado no chao...fazia parte do show....eu perguntava, eles respondiam e me malhavam...me sarravam ...eu nao podia, era da plateia, tinha que me comportar tal e qual...espectador bobo...fingido!!! era um artista eu, se era...

                                        .........ganhava para isto....minha mae 'as vezes ajudava, mas nao como plateia, como ajudante de palco...danada!!!..nao era boba nem nada e as vezes quando os dois '' locos'' se excediam na prosa ela ali oh''' so' cortando que nem no volei...so' na cortada rapida e rasteira que se deixasse meu pai o'' o''' ia longe....

                                       ...........segura dona Mercedes, dizia ela...tem sirigaita de olho no toureiro espanhol...vem nao...vem nao...nao vinham!!!
mas meu pai, se minha mae bobeia, ia, se ia!!!  

                                      Manolo danado!!! minha mae era bela, bonita mesmo, mas Manolo nao ficava atras nao, minha mae ja' estava ficando '' gordinha'', tambem!!! pudera, paejas..e mais..paejas...quem guenta?...

                                      .......e Manolo era magro, delgado como ele dizia no seu espanhol  lindo, que quando ficava nervoso, ai ai ai  era so' no espanhol...esquecia o portugues, virava bixo..nem bicho era!!!.. e ao se vestir para o palco, calca preta justa, sapatos pretos brilhantes, camisa branca e um colete preto, lindo, e uma faixa larga, preta de cetim, na cintura...

                                        ......cintura de toureiro espanhol, de dancarino de flamenco...........dizia ele, e minha mae com um ciumes danado da tal faixa...coitada!!! 

                                        ........um dia uma sirigaita assanhada subiu no palco , no fim do show....minha mae ali o''''' so' de olho  e a sirigaita passava a mao na faixa...passava e foi descendo e minha mae ooo'''' catou um tesoura que tinha por ali de plantao e zap....cortou a faixa e deu, jogou na cara da tal....leva , leva ...toma...toma....tomou? sirigaita!!!...

                                        ........sumiu, desapareceu e as calcas de meu pai, do Manolo, desceu...ficou de cuecas no fim do show, na frente de todos e a criancada, e adultos tambem, pensando que fazia parte do show....show foi depois na carroca!!! quem dormiu aquele fim de noite?....

                                        .....primeiro foi aquela discussao...depois aquela demonstracao...eu ate' ouvia Manolo, meu pai....to fraco...to fraco...to fraco...pensei que era galinha de angola....de manha minha me disse...era nao...era Manolao...e ria...ria....amava mesmo heim Mercedona???

                                        Depois que Manolo, meu pai, foi falar com o criador, '' Negritim"" ...e   "" Safadim"" ficaram na caixa quietinhos, caladinhos e um dia um empresario de Sao Paulo procurou minha mae, ela morava comigo e minha familia .
 
                                        Ele queria comprar os fantoches, os bonecos , os marionetes, os palhacos, tudo que era do show....pensamos muito, choramos muito e minha mae pediu para cada um de nos se queriamos escolher um para cada um de nos....escolhemos, eu escolhi Miguelito...minha esposa uma boneca ,Crisolda, boneca desbocada e meus filhos outros que eles gostavam, minha mae nao quis nenhum, tinha uma das roupas guardadas e aquela '' fatidica'' faixa, cortada, rasgada, junto...e o restante vendemos ao tal empresario...

                                        Negritim e Safadim estao por ai, falando, vivendo....voce nao viu os dois por ai nao?

          =======================================

Dia nacional dos ventriloquos:--- 9 de Maio....de todo ano...e qualquer dia do ano e' dia de diversao...e fantoches, bonecos, marionetes, palhacos tambem tem seu dia...todo dia!!! nao somos todos????...ou uma coisa ou outra...mas somos, e como somos!!!!....saudades!!!

Fantoches:=== boneco animado, manipulado internamente, bracos e maos, olhos, bocas, sombrancelhas, tudo, tudo mesmo,  movimentado pelos  ""dedos  ""  do '' artista''.

Marionete:=== manipulado por meio de fios

No nordeste sao conhecidos como '' mamulengos''....adoro esta palavra...mamulengos...acho linda mesmo ,e lindo e' o teatro de mamulengos...Brasil, Brasil...

As duas palavras designam tambem pessoas sem vontade propria, manipuladas por outrem.

Vichiiii...fudeu!!! sera' que sou? somos todos?   ...fantoches?...marionetes?....mamulengos?...sei nao...sei nao!!!

     ===================================


http://www.josemaltaprosaeverso.net

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 09/02/2010
Reeditado em 29/07/2010
Código do texto: T2078353