BRINCANDO COM AS PALAVRAS - X

JABUTIFEDE: Já ouvi dizer também, mas nunca tive oportunidade de cheirar um jabuti.

(Tribo indígena que habita entre os igarapés Cacoal e Riozinho, afluente do rio Jiparaná (RO).

JACENTE: Que passou a ter sensação, que sente algo imediatamente

(que jaz, que está situado, imóvel estacionário)

JANOTA: Já percebe.

(pessoa que se veste com apuro demasiado, almofadinha, dândi)

JATAÍ: Aviso de chagada de alguém ou de algum objeto.

(árvore da família das leguminosas da Amazônia e do Nordeste)

JAVALI: Aquele que já possuiu algum valor

(Espécie de porco selvagem)

JENIPAPADA: Essa é mais uma daquelas maldades típicas do ser humano. Na minha terra havia uma mulher chamada Jenivalda (isso mesmo, com “J”). Era naquela época em que o sal de cozinha ainda não vinha adicionado de iodo. Então era muito comum as mulheres sofrerem de bócio. Ela foi acometida e seu pescoço ficou com um papo enorme. Daí, o apelido de Jenipapada.

(doce feito com jenipapo cortado em pedacinhos e misturado com açúcar)

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 09/03/2010
Reeditado em 09/03/2010
Código do texto: T2128225
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.