Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Neófito e a Bíblia

               Para você, que é neófito na leitura da Bíblia:
1.Não confunda Nabucodonosor com a expressão “na boca do anzol” nem “filisteus” com “filhos teus”.

2.Se for informado de que, na Bíblia, um só homem matou um quarto da humanidade, não se assuste e acredite. Trata-se apenas de Caim, que matou seu irmão Abel, quando a humanidade tinha apenas quatro pessoas.
3.Naum é o nome de um profeta. Não se trata de alguém se comunicando via Orkut e negando alguma coisa. Muito menos do primeiro de uma dinastia de profetas. Você não vai encontrar Nadois, Natrês, etc.

4.Sofonias nada tem a ver com tocador de sanfona nordestino. É mais um profeta menor.

5.Quando Jesus mandou lançar as redes, tirar a trave do olho, disse que o campo era o mundo e chamou o juiz de iníquo, não estava necessariamente proibindo ninguém de jogar futebol.

6.Cuidado com a pontuação. Não faça pausa depois da palavra “anda” no início do salmo primeiro – “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios.” Pode ser um bom tema num sermão pra paralíticos, mas não era exatamente essa a intenção de Davi, não é?

7.Se você crê no dogma da transubstanciação, respeito sua opinião, mas pense bem. Quando Jesus disse que era “a porta”, ele não estava querendo dizer que era literalmente um pedaço de madeira. Então...

8.Cuidado com os cacófatos, principalmente com o verbo “abundar”. Na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, esse verbo causa um mal-estar na igreja. Leia uma versão diferente, senão vai pegar mal.

9.“Ai” não é uma interjeição de dor, mas o nome de uma cidade tomada por Josué.

10.Dizer que Absalão morreu porque ficou preso pelos cabelos é uma imprecisão. Na verdade, ele ficou preso pela cabeça nos galhos de um carvalho. Ainda estava vivo quando foi traspassado por três dardos  atirados por Joabe (IISm18.9-14).

11.Nem todos os estudiosos concordam em que “porei meu arco nas nuvens” se refira ao arco-íris. É possível também que a expressão se refira à atitude pacífica de Deus em não castigar mais o homem por meio de um novo dilúvio.

12.Filho “pródigo” quer dizer filho “gastador, esbanjador, perdulário”. O adjetivo nada tem a ver com a volta do rapaz, mas com a vida desregrada que ele levou. Tampouco tem a ver com Robin, parceiro do Batman, que é o garoto prodígio, não pródigo. Bem entendido?

13.Deus não proibiu Adão e Eva de tocar a árvore do conhecimento do bem e do mal e sim de comer do seu fruto. Quem falou em tocar foi Eva. Nem menciona o fruto da árvore como sendo maçã e muito menos que esse fruto era afrodisíaco, causando o pecado. O pecado surge pela desobediência à ordem de Deus. Nada tem a ver com o sexo conjugal, que já era normal desde que Deus criou o avião, quer dizer, Eva.

14.Coríntios 2, versículo 1 não é nenhum placar de jogo de futebol. Até porque quem disse “somos mais que vencedores” foi (São) Paulo, o que está mais condizente com o tricolor paulista, mas se refere ao apóstolo e não ao time. A frase, aliás, está na Carta aos Romanos, porém não tem nada a ver com Roma, equipe da Itália. Puxa! Difícil explicar essas coisas a quem só pensa em futebol, hem!...

15.“Sambalate” não se refere a um passista de escola de samba que também possuía a estranha faculdade de latir como cachorro. Trata-se de um dos adversários de Neemias, que queriam dissuadi-lo de reconstruir os muros de Jerusalém.

16. Pedro não traiu Jesus porque este curou a sua sogra. Aliás, não é honesto atribuir apenas a Pedro a pecha de traidor. TODOS os discípulos fugiram quando Jesus foi preso.

17.Para encerrar, é bom saber que, quando “os pais de Jesus o procuraram debalde”, não significa que o menino tinha caído em algum poço. Debalde é um advérbio é quer dizer em vão, ô!

Obs.: Se você não entendeu nada do que falei até agora e por isso mesmo não deu nem uma risadinha... Caramba, meu! Cê tá ruim de Bíblia, hem? Espane a poeira da sua “espada” e leia-a. Você está deixando um tesouro guardado na estante.


     



Neemias Félix
Enviado por Neemias Félix em 07/05/2010
Código do texto: T2242605

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Neemias Félix
Linhares - Espírito Santo - Brasil, 63 anos
14 textos (5092 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/06/17 09:34)
Neemias Félix