........COMO NUM GOSTAR?....

DESSA LINGUAGEM SIMPLES!

Visitando meus PARENTES ,no SUL da BAHIA,onde nasci ,onde tudo revestido de uma grande simplicidade e emoção tomou uma dimensão de alegria.Ali ,o sol parece ter mais brilho,o céu estar mais perto ...Cidade pequena ,mas de boa estrutura!

A LINGUAGEM regional com suas nuances simploras e ricas ,me transportaram a meu tempo de criança e adolescente! OUVI meus tios ,primos e conhecidos ,além das farras,passaram a festa! E QUE FESTA!Risos ,reflexao ,e porque não dizer riqueza...

... MEU TIO...Derna donte qui tô INFASTIADO,to me RIPUNANDO cum tudo!

--O CUMPADE--Toma PURGANTE de QUIXABA BRANCA cuada na PARAPEMBA fina é tiro e queda...

...MINHA TIA...bota água no fogo pru café fia...Vai menina!

...A menina UAI VÓ ,pensei que era pra apagar o fogo...

...MINHA TIA...OH! SANDRA,já RIBUÇOU Danilo?

...SANDRA...JÁ vó mais ele tá quenem uma vara verde...

...Meu tio ...oH! MARIA,chama PEDO pro trabaio qui hohe tá duro!

...Maria OCHENT HOMEM num pode INTICAR esse menino...ACORDA MENINO,PRA COMER ACORDA.. NUM sei o qui tá cuntecendo quesse menino! Ele o qui tem de INCHUÍDO tem de LUTRIDO.,é mais pra frente qui roda de GALIOTA,e agora té lerdo como só...

...MEU TIO...Tem qui levar esse minino no dotô pra ver se DISARNA...

...MINHA TIA...Cuidado pra num MAGOAR teu pé menino,e num come carne remosa meu fio...

PUDE OBSERVAR que em meio a tanta SIMPLICIDADE,reina ali uma RAINHA chamada PAZ...

E eu 10 dias longe das grandes cidades onde mais parecem panelas de pressão prontas para explodir...Eu mais próxima da natUreza,podendo expressar o que via e ouvia ,e bem situada, alojada, debaixo de uma antiga árvore PAINEIRA,escrevia o que minha alma sentia ,vendo num determinado momento,um TSIU ,pássaro que pula 3vezes repetindo TSIU, TSIU, TSIU,( numa cerca de arame farpado) que fofo

Não sei era fôfo o TSIU OU FõfA era a minha PAZ ali !

VOCABULÁRIOS

SEGUNDO

E

L

E

S...

INFASTIADO...sem apetite

RIPUNADO......com náusea

parapemba.....peneira

purgante ......remédio

RIBUÇAR........COBRIR COM COBERTOR

VARA VERDE ..TRÊMULO

INCHUÍDO.......franzino ,raquítico

LUTRIDO.........ousado , sem graça

GALIOTA.........carro de mão

DESARNAR.......DESENVOLVER

INTICAR .........ABORRECER IRRITAR

SOU BAIRRISTA...SOU BAIANA!

NÃO NEGO MEU JEITO!!!!!

ZORA
Enviado por ZORA em 29/05/2010
Código do texto: T2287897