Para andar na linha

- É o seguinte, nobre colega. O cidadão deve andar na linha, certo? Vamos fazer com que isso não seja apenas uma metáfora: a lei assegurará que o transeunte ande pela calçada apenas sobre as linhas que dividem as placas de concreto!

- Como assim?

- Ora, até parece que Vossa Excelência nunca foi criança... Lembra quando tentava andar sobre os risquinhos, sem pisar do lado? É isso. A lei disporá sobre a obrigatoriedade do cidadão a andar sobre as linhas. E apenas nelas. Isto estimulará sua concentração também!

- E como o colega pretende fiscalizar isso?

- Simples, nobre colega. Um guarda municipal na esquina a cada 200 metros, com poder de multa. De quebra, aumentamos o contingente policial sobre a cidade. A segurança vai aumentar drasticamente e o cidadão se sentirá saudavelmente estimulado a andar na linha!

- E nas calçadas que não possuírem estas linhas, nobre colega? Por exemplo, aquelas pavimentadas com pedras...

- Haverá um prazo para os munícipes substituírem suas calçadas antigas pelas novas. Na verdade, as novas serão as antigas, aquelas da nossa infância, que tinham risquinhos. E, a partir da data de publicação da lei, será terminantemente proibida a construção de calçadas que não possuam linhas.

- Muito inteligente!

- Obrigado. Preciso dar motivos de orgulho aos milhares de eleitores que votaram em mim, além é claro de honrar meu espartano salário. Vossa Excelência sabe, trabalhamos pelo bem do povo, nada mais.

- E quando pretende levar seu projeto de lei a votação?

- Bem, hoje é quarta... amanhã viajo para meu fim de semana e volto na próxima quarta. Se puder, em duas semanas começo a pedir a meus assessores que a redijam. Se trabalharem bem, em seis a oito meses teremos a redação definitiva. Depois virá o recesso... Então, creio que em um ano e meio devo apresentar o projeto.

- Mais dois anos, dois anos e meio para a votação...

- Sim, acredito que em quatro anos teremos uma lei que trará nova vida para a cidade!

- Mas, excelência... em quatro anos seu mandato acaba...

- ...Oh... é verdade, nobre colega! Não havia me dado conta. Bem, vou pedir votação em regime de urgência. E agora, com licença, preciso pegar meu avião.

_______________________________________________________

Leitor, se você não riu com o texto acima, poderá então se divertir com os fatos que o inspiraram: leis reais, propostas em algumas câmaras municipais e estaduais do Brasil, coletadas em blogs diversos. Veja lá:

* Incluir o Cururu e o Siriri (danças típicas) como disciplinas do currículo escolar das escolas municipais de Cuiabá (MS)

* Instituir o Dia Estadual do Cachorro (RJ)

* Instituir o Dia dos Fãs de Seriados de TV e Cinema (SP)

* Instituir o Dia dos Samurais (MG)

* Criar a alcunha de Capital Nacional do Boné a Apucarana (PR)

* Incluir a Festa das Tradições Nordestinas no calendário oficial de Joinville (SC)

* Obrigar a inclusão de carne de bode na merenda das escolas estaduais (RN)

* Obrigar espaços públicos a terem banheiros exclusivos para gays e travestis (MA)

* Proibir que animais de estimação recebam nomes de gente, sob pena de multa (RS)

* Eliminar o uso da crase na língua portuguesa (SP)

Detalhe: segundo a ONG Transparência Brasil, o mandato de um único vereador de SP ou do RJ custa aos cofres públicos mais de R$ 5 milhões por ano.

(Ops!... desculpe acabar com sua diversão...)