Caro Sr. Cliente:

Agradeço a possibilidade de desenvolvermos mais uma parceria, baseada na confiança mútua e nas afinidades que nos unem. Mas gostaria de, desta feita, propor-lhe algumas condições necessárias e indispensáveis para que o projeto de sua casa flua da melhor forma possível, condições estas que listo abaixo:

1. NÃO ME TELEFONE EM FINAIS DE SEMANA. Qualquer assunto relativo ao seu projeto poderá esperar até segunda feira, sem problemas. Também peço que não me ligue depois das 9 da noite. Por favor, lembre-se que os profissionais também tem vida privada.

2. PAGUE EM DIA. Até porque lhe fiz um desconto tão imoral que, se minha categoria souber, temo que me cassem a licença profissional; assim, gostaria que, na data prevista, o pífio pagamento aos meus serviços fosse efetuado sem desculpas esfarrapadas do tipo “o meu pagamento também atrasou”, “tive umas despesas extras este mês” ou, a pior, “esqueci meu talão de cheques”.

3. CONVERSE COM SUA ESPOSA. Antes de nossas reuniões, seria de bom tom que o sr. e sua esposa estivessem de acordo em pelo menos alguns pontos básicos. É extremamente desagradável presenciar aquelas suas brigas acaloradas por causa de futilidades como, por exemplo, a distribuição dos móveis no quarto daquele seu filho pestinha; certamente, um psicólogo os ouvirá com mais objetividade que eu.

4. CONSULTE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA. É incompatível que uma casa seja totalmente aberta ao exterior mas ao mesmo tempo uma fortaleza indevassável. Não, eu não posso garantir que aquelas horríveis cercas eletrificadas resolvam, nem mesmo com a presença daquele monstro sanguinário da raça canina que vocês hipocritamente chamam de “Fofucho”.

5. SIGA O PROJETO. Senão, para que vocês gastam dinheiro com ele? Antes de comprar aquela cerâmica barata que imita (e muito mal) algo como tábuas de madeira escura, ou pintar a parede de roxo-esverdeado-unha-pisada – e, pior, colocar ambos no mesmo ambiente – por favor, peça uma segunda opinião.

6. CONTRATE UM DECORADOR. Assim que terminarem as obras, dou por encerrada minha participação. A não ser que me pague, não vou ficar ajudando a escolher pingentes de cortinas ou acessórios para a cozinha. Agradeço a confiança, mas um decorador é muito mais habilitado que eu para tanto.

Espero que entenda minha posição, como eu entendo a sua. Afinal, construir uma casa é uma atividade custosa, demorada e delicada, o que causa um certo stress; mas acredite, depois que estiver pronta, valerá o esforço. Ficarei contente se você me convidar a visitar a casa habitada... mas, por favor, prenda muito bem o Fofucho, ok?

Abraços!

__________________________________________________

Este texto faz parte do Exercício Criativo "Escrevi, mas Não Mandei..."

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/escrevi.htm