A insubistituivél

A vida muitas vezes parece dezorgonizada.Há uma grande inversão nos papéis da humanidade.São as circustâncias que obrigam essa tal inversão.Tudo que parece tão contraditório ainda assusta.Afinal o ser humano está acostumado com sociedade que ele mesmo inventou.É ser narcizista.Não acosstumado a ser contrariado,mas até que ponto uma suposta diferença,do que é considerado comum pode ser bom?

Eduardo é uma pessoa extremamente honesta,sincera de bons principios,uma pessoa de atitudes adimiravéis diria até mesmo lovaveis.Possue um nobre carater é uma vontade incomum de ajudar as pessoas.O que poderia ser considerado um defeito é ser facilmente deminado e ter credibilidade em tudo e em todos pelo seu espirito tão puro.Não goza de grande espertezas e muito menos tira antagens de situação,como apresenta a cultura brasileira.Dona Marta é fachineira de sua casa é mulher simpatica,sorridente, não há nenhum desvio de carater ou conduta,mas está sempre se aproveitado de Eduardo.Ele tem autoridade em sua casa quem manda mesmo é Dona Marta.

Eduardo chegava todos os dias em casa cansado de sua exaustiva jornada de trabalho do mundo negócios e ainda tinha que lavar e passar.Enquanto dona Marta vivia a novela.Dona Marta era uma aptroa exigente e gostava de tudo muito limpinho e cheiroso.Ainda exigia que seu salário não tivesse atrazos.Era com autoridade que ele falava em um domingo que Eduardo foi a praia.Têve que ouvir os berros de dona Marta.

-Seu Dudu.Como que é?(aos gritos)

-Ai,o que foi Dona Marta?(um grnade desepero e medo)

- Que negoccio é esse de ir para praia tá achando que isso é casa da mãe Joana.Seu moleque insolente.E outra coisa cadê o dinheiro das contas.

-Tá aqui,tá aqui me perdoe.

-Eu não aguento mais isso.Esse negócio.Você já viu o banheiro.Seu Eduardo(dona Marta balançava seus ombros com tom de total arrogância)

-Fiz o melhor que pude.(ele se reduzia a um inseto menor que formiga

- Então esse é seu melhor.Oh!Não suja o tapete de areia ,não.Vão bora,trocando essa roupade praia,bora,quer dizer suguinha indecente,bora,bora(ao som de paminhas debocchadas e ombros que sacudiam ainda mais que seus roliços quadris)

-Já vou dona Marta,já vou.Desculpe.

-Não sei se vou desculpar,não

-Dona Marta me perdoe,por favor(Eduardo pedia de joelhos beijava suas mãos e fazia carinha de cachorro carente)

-Levanta logo,tá bom,perdoa vai.

Os dos se abraçam e sorriem muito.Isso não era tão comum,porque Eduardo quase nunca se divertia.Não tinah namoradas,mesmo com sua beleza,com sua suavidade e nobre carater.Os vizinhos nunca entendiam Eduardo,mas ele se sentia feliz ou ao menos confortavél com situação.Apesar de tudo Dona Marta era muito honesta e lhe tratava muitas veses com carinho,o carinho que não tinha tido nem de sua mãe.

O tempo foi passando é sempre a mesma rotina.Dona Marta mandado Eduardo obedecendo e eram felizes assim.Até que Eduardo conheceu Luciana e se apaixonou.Tudo parecia perfeito.Até sua namorada conhecer "A PATROA".As duas brigaram e Eduardo pela primeira vez teve atitude.

-Olha aqui sua loira aguada.Você tá achando que é quem.

-Sua empregadinha de quinta.

-Olha não venha me ofendendo

-Sua coisa nenhuma.

Eduardo na sala.diz em grito que jamais foi ouvido

- Chega!Chega!

Isso mesmo meu amor.Isso atitude de homem(Luciana fica emocionada e até chora)

-Vá embora daqui.Quem você pensa que é.

-Nossa meu amor!(mistura de sorriso com lágrimas de emoção e adimiração)

Pela primeira vez Dona Marta permanecia calada.Atitude rara.Ela perdia toda aquela postura autoritária e chegava a demonstrar medo.

-Manda logo ,meu amor essa para fora dessa casa e de nossas vidas.Empregada você arruma outra.

-Que empregada.Quem vai embora daqui é você.Entendeu ou quer que desenho.Namorada agente acha em qualquer canto.Agora,dona Marta não.Só existe uma.

Luciana vai embora indgnada.Já dona Marta e Eduardo se abração e confraternizam com um vinho.Depois ele pedi para ele ir logo para cozinha terminar a salada,que ele estava de dieta.Ele vai com prazer e tudo volta a seu lugar.

A resposta é que bom e ruim está dentro de nós mesmo.Talvés você possa achar que Eduardo é uma pessoa frágil e sem postura.Mas pense que ele foi capaz de fazer sua própria escolha.Ele está no seu prórprio conceito de felicidade.

Viviane Barbosa da Cruz
Enviado por Viviane Barbosa da Cruz em 08/08/2010
Reeditado em 08/08/2010
Código do texto: T2425010
Classificação de conteúdo: seguro