O valor humano

O valor humano

Todo ser humano tem pouco de preconceito em sua estrada evolutiva.Conceitos prontos e esquematizados é normal encontrar a todo o tempo.As pessoas são sempre rotuladas por aparência.Parece buling esse assunto está na moda ,mas não é esse o assunto.Vou contar a história de seu Jonas um homem pacato,simples e humilde,mas que merece aplausos de todos os letrados.

Como eu diria seu Jonas era homem virtuoso,por trás do seu vocabulário que se julgas pobre escondia um homem de intensa sabedoria ao lhe dar com as questões da vida.Ele não conhecia o orgulho e por isso andava cabeça baixa.Parecia até que abaixava a cabeça para tudo,mas isso era só aprencia.Tinha uma familia muito grande e era amigo e adimirado por toda sua cidade,POR SEMPRE PENSAR NO BEM COMUM.Tudo era calmo e verdadeiro aprendiam dizer a verdade com nobre senhor,mas chega a cidade um homem de póstura de intelectual,possua ótima retória.Eu ouvira falar da fama e da popularidade de seu Jonas.Achava que ele era inocente e facil de enganar o homem chegou e disse:

-Sr Jonas Macieira da Silva.É Senhor,nobre cavalheiro da solidariedade,do coração humilde?

-Meu nhome é exe xim,mas esse outro num sei nhão.Quem é?(esqueci de mencionar que seu Jonas era fanho)

-É senhor seu Jonas.

- Tá entaun o que qui tem, moxo?

-Tenho uma proposta para fazer a sua nobre pessoa?

-Quem é exe ai?

-O Sr seu Jonas.

-A tá falia ai,apropostia;

-Sabe,seu Jonas eu soube que Senhor estava querendo pavimentar sua rua.

-Pavimentar o que é ixo?

-Cimentar seu Jonas.(O homem achava seu Jonas um asno)

-Você num me dixe,nem o nome xeu.

-Me chamo Fabiano.

-Continua ai xua popostia.

-Tudo bem.Como eu ia dizendo estamos revendo o seu caso na prefeitura de sua cidade.

-Hum.

-O senhor por assumir essa conduta adimiravél,um carater exemplar.Se digamos um lider comutário,ter sentimentos tão afaves e uma grande sensibilidade no olhar.

Seu Jonas por momentos parecia não entender nada e a intenção de Fabiano era exatamente essa para enrrolar por considerar que essa era uma missão facil.Seu Jonas então o observou atentamente.Por minutos longos,aquela retoria bela.Com palavras que na verdade pareciam puro blá,blá.Fabiano continua.

-Seu Jonas o Sr parece está em outra órbita.

-O que ixo?

-Fora da conversa com pensamentos distantes.

-A tá continue.

- Sabe seu Jonas o SENHOR foi premiado.

-Como axim?o que pêmio é exe??Xeu Fabiano.

-Com cimento na sua rua.Não maravilhoso?

-expica exa etóia direito.

-Prêmio seu Jonas.O senhor junto homens de boa fé,bons trabalhadores para fazer o que vocês chamam de multirão.Só tem que fazer uma coisinha é simples.(coloca a mão no ombro de seu Jonas)

-O que tchenho que fager?

- Olha seu Jonas é só convencer as pessoas votarem no meu candidato é simples.

- A respostia é nhão.

-O que seu Jonas?

- Tá surdio e nhão( o homem pacato parecia ter agora uns três metros com seu tom de voz auta)

-Como assim?Seu Jonas é para o bem todos.

-Vexe penxa que me engania.

-Euh!Enganar o senhor.Por que faria isso.

-Pelos votios da minha cidade.Eu prestie a atenchion em tudio que que que vexe faliou.Vexe é exes cara safadio que quer xe xó aproveitia dos oitchos.Fique sabiendo que não ingania essa gente,nhão,entendieu.Ora,que sujeitinho safadio.Eu xei também que ixa coisa de colocar cimientcho aqui na rua é obrigação do prefeitcho.Tá.Nhão me vendo,nhão.Venda de votcho,tá erradio(seu Jonas franze a testa e bate os pés)

- Seu Jonas não se exalte só quero ajudar o senhor.

-Ajudia.nadia.

-Vá embora daqui,agoria.

-Tá bom,seu Jonas é senhor quem sabe eu só quiz seu melhor.(Fabiano estava com expressão de susto,medo e ao mesmo tempo adimiração)

-Eu disse agoria.

Fabiano foi embora e aprendeu várias lições que levaria por toda a sua vida.Que nessa mundo existe pessoas que tem valores que dinheiros ou mesmo os supostos favorzinhos podem comprar.Seu Jonas tem a dignidade que muitos dotores,letrados de poder aquisitivo ou mesmo cultural não tem.Se você quer encontar esses que venderam seus votos basta ver em velhos depositos empueirados lá estão essas pessoas,uns humildes e estão algumas veses lá por inocência, outros por ainda preservar a sua essencia egoista esse tem menos valor ainda.Pessoas como seu Jonas não há nada que comprem.Ele é uma pessoa simples,pode ser dizer que de vocabulário ruim,mas conserva pensamentos solidarios e verdadeiros.Seu Jonas deve ser um exemplo a ser seguido.

Viviane Barbosa da Cruz
Enviado por Viviane Barbosa da Cruz em 12/08/2010
Reeditado em 12/08/2010
Código do texto: T2432827