PÉ DE JABUTICABA

Aqui, entre os recortes das serras de Minas - onde moro -, jabuticaba se chama simplesmente ‘fruta’! É difícil um quintal de casa que não tenha sua jabuticabeira! Com o tempo, vira árvore frondosa. Corre a lenda de que ela demora tanto a dar, que a pessoa que plantou não chupa das frutas. Bem, mais isto era antes, quando o homem não se metia na genética delas. Agora se compra muda de jabuticaba adulta!

Tenho dificuldades em concordar com minhas próprias idéias; as dos outros são como 29 de fevereiro, ou o Cometa Halley! Para complicar, mora comigo alguém a que chamo ‘Usina de Ideias’. Só porque me aposentei, a toda hora ela inventa coisas para eu fazer. Mas sou lerdo, quase nunca faço! A última ‘tarefa’ seria plantar uma jabuticabeira no quintal. Dei contra: vai ficar muito perto da casa, caem folhas, as raízes...

Porém mulher é bicho mais teimoso que galinha choca! Tempos depois, voltando da rua, lá estava o pé de jabuticaba fincado no chão. Medindo mais de dois metros, aguando todo dia, logo florou e vieram as primeiras frutas: exatamente 19. (caso algum leitor queira me incluir no rol dos mentirosos, porque não arredondei pra 20, rebato de pronto: ora, eu lá sou homem de mentir por conta de uma simples jabuticaba?). Mesmo contrariado, coube a mim fazer a partilha. Sendo casal e três herdeiros - mas com mania de ser justo como o rei Salomão -, na hora de fazer contas me embarranquei com o número de quantas frutas cada um chuparia.

Atento à minha dificuldade o caçula sugeriu que o mais velho dos filhos recebesse quatro frutas, o do meio três, e ele duas! A mim e à 'mãe' caberiam cinco pra cada! Discordei por honra da firma, ou questão de autoridade. Assim ficou a divisão. O vexame todo seria evitado, caso biólogos xeretas não se metessem com o sexo das plantas, ou ainda vigorasse a crença "quem planta pé de jabuticaba não lhe chupa da fruta"! Certamente, nem jabuticabeira mais haveria!

dilermando cardoso
Enviado por dilermando cardoso em 31/08/2010
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T2469922