Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Política

        Reza um famoso dito popular assim: time de futebol, religião e política não se discutem. Eu concordo plenamente. Acho que não temos que discutir sobre estas coisas, portanto, esqueça o título desta crônica, vamos falar de burocracia.
A burocracia é uma palavra bem conhecida e que tem várias funções, mas até agora só descobriram uma. O Michaelis a define como sendo administração com excesso de formalidades; o Aurélio diz que é a administração da coisa pública por funcionários, sujeitos a hierarquia e regulamento rígido; Já o Pedroso não soube responder.
Para mim burocracia é um sistema de normas que visa politizar as relações entre as pessoas. Essa politização pode, de fato, ser exercida por meio de funcionários públicos, que são os chamados vagabundos. O trabalho dos vagabundos do funcionalismo público é muito árduo, ao contrário do que os senhores requerentes de serviços, comumente chamados de povão, pensam. Eles, os vagabundos, precisam bater o cartão TODOS os dias! Na hora que chegam e na hora que vão embora do trabalho – excluem-se deste termo os dias em que eles não vão trabalhar. As pessoas que mais conhecem o trabalho dos vagabundos são os enfileirados. Enfileirado é aquele que enfrenta filas enormes esperando ser atendido; quer dizer, esperando ser ouvido, porque dificilmente é atendido em todas as suas solicitações.
Dona Joana, uma enfileirada de carteirinha, disse certa vez, que o funcionalismo público é igual à política: a gente espera, espera, espera... Não concordei muito com essa comparação, mas tive que concordar que ela me flagrou que já estou falando em política de novo.
Esqueçamos a política e vamos falar da Natureza. Eu amo a Natureza, ela é muito linda. A conheci ano passado quando estava na parada de ônibus. Perguntei seu nome e ela me disse:
-- Adivinha...
-- Carla? – perguntei.
-- Não, meu nome é Natureza.
Que nome lindo, assim como ela. Natureza! Ela não tinha nada a ver com a nossa natureza. Ela cheirava bem e estava bem conservada, apesar da mente pouco poluída. Aliás, a nossa natureza está se deteriorando. Os políticos fazem bastantes promessas com respeito a ela, mas não tem dado resultado. Eu até acho interessante que exista um partido preocupado com as causas ambientais, o PV, que obviamente quer dizer: Partido Virgem, como a mata amazônica que eles pretendem conservar.
Puxa vida! Novamente estou falando em política. Não é possível que em duas ou três páginas eu não seja capaz de omitir meus juízos quanto à política. Vou tentar não falar nela nas frases que restam até o fim deste texto, mas se eu não conseguir, você pode jogá-lo fora. Mas só faça isso se achar politicamente correto.
Alexandre Vieira
Enviado por Alexandre Vieira em 02/10/2006
Reeditado em 03/10/2006
Código do texto: T254549
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alexandre Vieira
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 31 anos
3 textos (164 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 19:23)
Alexandre Vieira