APELIDO... TODO MUNDO TEM

Todo apelido tem conotação negativa. Conheço um sujeito a quem tratam por Rei da Suécia... Ele é um baita negão! É engraçado para quem chama, todavia uma tristeza para quem é chamado. Isto desde que o mundo é mundo e não vai mudar por razões óbvias, ainda que os adeptos do Politicamente Correto espumem nos cantos da boca... Elementar: se puxa da perna, vira Manquinho; caso não enxergue direito, Ceguinho; tendo dificuldade pra falar, será Gaguinho...

Mas BAGACINHO... pegaram pesado comigo! Tudo bem, à época eu enxugava umas... E a grana sendo curta me fazia apelar para a caninha... Até que me dei conta de que o apelido fora por culpa do meu condicionamento físico (ou falta dele). Também: 51 anos de velhura, l.64 m de baixura, 59 kg de magrura (calçado de tênis e vestindo calça jeans) eu queria o quê? Ser apelidado de Robert Redford? Me doía a comparação com aqueles bagaços espremidos, enxugados - saídos da moenda de um vendedor de caldo de cana, estrategicamente estacionado na Praça da Matriz, o Zé Garapa!

Aqui em Bom Despacho, o maior colocador de apelidos foi apelidado por Cabeça. No início rateava igual fusca velho, mesmo achando que derivasse de Papo Cabeça, Cabeça Boa. Com o tempo assimilou, e incluiu o apelido ao nome - Juvenal “Cabeça” dos Santos! Ao descobrir que a alcunha se referia à sua cabeçorra, que tem formato de cogumelo, virou bicho! Até com tiros ele ameaça - experimentando do próprio veneno -, se chamado de Cabeça de Pica de Jegue... Anatomicamente, não lhe falta razão!

Quanto mais se revolta, briga, manda à puta-que-pariu!... Mais o apelido pega e esparrama. Mesmo hoje, passados tantos anos, vindo à cidade e indagando pelo Bagacinho, o turista verá que apontarão para mim. Agora, que já não bebo... Remocei, e se os cabelos me traíram fugindo em covarde debandada, rugas, barriga e papadas não chegaram. Até consegui aumento de massa corporal, perseguindo as gorduchas na caminhada vespertina: elas perdem banhas à frente, e eu corro atrás, recolhendo... Pois não é que filhos e filhas do cruzamento de égua com jumento - burros e mulas -, despeitados, por derradeiro estão me chamando de... Ora, não vou contar! Perderia a graça!

dilermando cardoso
Enviado por dilermando cardoso em 12/10/2010
Reeditado em 13/10/2010
Código do texto: T2552735