HOMENS QUE VIRARAM MULHERES – 8 parágrafos

Ao norte de Minas Gerais, nas regiões do Sertão Veredas, existe um rio, denominado de Rio Pardo "o misterioso", cuja nascente fica nas regiões do Buracão, no município de Chapada Gaúcha. Seu nome tem origem pela quantidade de areia que transporta em suas águas com destino ao rio São Francisco, do qual é afluente. Em meio ao seu percurso, que é cerca de cento e cinquenta quilômetros, existe uma ponte natural. Em tal local suas águas entram sob o solo, que no local é composto de intensa mata numa extensão de duzentos metros de largura. Certo dia em que por lá eu passava, dei carona para um morador da região, que na oportunidade me contou algumas lendas sobre o rio, que era classificado como "rio misterioso".

-No local da ponte natural - disse-me ele - já foi comprovado que se um homem mergulhar na entrada das águas, no percurso de duzentos metros até a desembocadura, ele se torna numa mulher!

-Ora, isso é lenda – falei – não há lógica científica para tal ocorrência!

-Pode ser, moço. Mas tem um casal de velhos que mora perto do rio e a vida do homem é reclamar, por se lembrar tempo em que ele era mulher, e sem querer caiu no rio, sendo sugado pelo duto de água sob a terra. Saiu vivo na desembocadura das águas, porém virara homem! Seu marido, vendo tal ocorrência mergulhou e saiu mulher. Ela não reclama tanto, pois diz que vida de mulher é bem melhor do que a vida de homem!

Comentando tal assunto com algumas pessoas em Campinas, entre elas se destacaram dois moços gays que me pediram o endereço de tal localidade.

Após dois anos, ao passar de carro sobre a ponte natural, eis que encontro duas belas moças com ideais de mergulharem na embocadura do rio, para saírem transformadas em homens. Conversando com elas soube que eram de Campinas.

Soube também que outrora elas eram homens, agora arrependidas, queriam se tornar em gays novamente; porém estavam com medo de concretizar uma segunda travessia no sub mundo das águas misteriosas.

Coisa de louco, seu Mané!