FÍSICA PARA LEIGOS

Introdução

Os físicos estabeleceram o conceito de duas massas de modos diferentes: uma devida a aceleração produzida por uma força a cuja resistência se chama Inércia Maria da Silva , conhecida nos meios apenas por inércia, e a outra devido ao "puxão" gravitacional de um corpo; portanto temos a massa inercial e a gravitacional, isso sem falar na massa de empada e massa de pastel que são coisas bem diferentes.

Em 1909, um físico húngaro, por meio de uma experiência conseguiu mostrar com alta precisão para a época, que as duas massas são quantitativamente iguais. No ano seguinte um cozinheiro mostrou dentro de um fogão que duas massas iguais se prestam a quitutes diferentes. Daí saiu o princípio da eqüivalência da Teoria Geral da Relatividade e duas receitas (de pastel e de empada).

A Teoria da Relatividade Restrita estabelece que as leis da física, diferentemente das leis de transito, podem ser expressas em equações que possuem a mesma forma em todos os sistemas de referência que se movem um com respeito ao outro com velocidade constante, já com velocidade variável, ainda mais se essa variável for aleatória, aí nem mesmo o Lula dá conta.... se bem que ele tentou algumas abordagens....

CUIDADO COM ELEVADORES

Einstein fez a equivalência da atração gravitacional Newtoniana entre corpos, e o efeito da aceleração de um sistema fechado. Um viajante que está no interior de um elevador que se move para cima num túnel hipotético de comprimento da ordem de anos-luz (um ano luz é igual 9,5 trilhões de quilômetros) e longe da Terra, o que ele sente em termos de "puxão" gravitacional pode ser interpretado como a aceleração do elevador que, no caso, é 9,8m/s2(gravidade da terra), lhe daria a impressão que estaria em repouso sobre a Terra. Portanto preste bem atenção: nunca dê uma de viajante distraído no interior de um elevador que se mova para cima num túnel hipotético, muito menos se isso acontecer longe da Terra porque o puxão que você sentiria seria desastroso.

Um corpo solto dentro do elevador dá a impressão que cai sob a ação da gravidade, mas na verdade é o assoalho do elevador que vai de encontro ao corpo. Já pensou nisso? O assoalho indo de encontro a você... Jamais deixe corpos soltos dentro de elevadores.

O mesmo acontece com um raio de luz disparado horizontalmente no interior do elevador acelerado para cima; o elevador estaria um pouco mais alto quando o raio terminasse seu trajeto e então o raio pareceria se encurvar na direção do assoalho. É o que dá ficar de bobeira em elevadores e ainda mais disparando horizontalmente raios de luz. Qual é, cara?

Outra visão é a geometrização do espaço com o exemplo da lâmina infinita de borracha estirada na qual repousa um corpo pesado, o qual gera uma depressão. Um corpo que se aproxima em linha reta segue curvas (geodésias) que o desviam para a depressão, dando a impressão que ele foi atraído pelo corpo maior. (Foi essa a explicação que foi dada pelo marido flagrado quando atraído pelas formas tentadoras da mocinha).

O conceito obscuro de força entre corpos é substuído pela geometria do continuum espaço-tempo quadri-dimensional. Nem com essa explicação a esposa do tal marido aliviou....

Outro exemplo que deve ser lembrado, é o da queda livre. Uma pessoa dentro de um elevador que desce a uma velocidade crescente experimenta uma perda de peso até o momento em que o elevador experimenta a aceleração natural do "puxão" gravitacional (queda livre); então a pessoa não sente mais o próprio peso: ela flutua. Por favor não faça essa experiência no seu prédio, o sindico pode não gostar e ainda mais se não houver elevador no prédio vai ser uma encrenca daquelas....

Mas quando o corpo tem uma componente da velocidade horizontal à superfície da Terra, esta, sendo esférica, se encurva para longe do objeto que cai. Ou seja se você cair lembre-se que a terra está se curvando.Desse modo o objeto está sempre em queda livre, mas nunca alcança a superfície da Terra. Já pensou... você numa queda infindável sem encontrar o chão, todos seus compromissos te aguardando e você ali caindo numa boa....

A Lua que parece estável na abóbada celeste, na verdade está caindo há bilhões de anos em nossa direção sem nos atingir. O mesmo acontece com as centenas de satélites artificiais e espaçonaves com seus astronautas que orbitam em torno da Terra. Assim cuidado um dia as coisas mudam e olha aí a lua chagando..., astronautas despencando

Cuidado com elevadores!

Einstein insistiu (ele era muito insistente... ) que todos esses efeitos dentro do elevador hipotético também se cumprem dentro de um campo gravitacional como o do Sol.

Vou lembrar mais uma vez as consequências da teoria da relatividade restrita e geral as quais passaram pelo crivo da experimentação, sem exceção e afirmo com convicção: afaste-se de elevadores hipotéticos. Ei-las:

Objetos que diminuem de comprimento ( com a idade as mulheres encolhem e alguns homens também) – Um objeto que se move na direção do seu movimento tem seu comprimento diminuído à medida que aumenta a velocidade até se anular quando atinge a velocidade da luz. Coisa confusa, mas parece que é assim mesmo.

A massa dos objetos aumenta (principalmente com o passar da idade) – A massa de um corpo aumenta gradativamente à medida que sua velocidade e idade aumentam - ao atingir a velocidade da luz, a velocidade se torna infinita, mas nossa idade dificilmente chega a 100 anos. Este efeito foi verificado experimentalmente no acelerador linear de Stanford (tem mais de 3.000 quilômetros de comprimento), na Califórnia, no qual, elétrons acelerados até o limiar da velocidade da luz tiveram sua massa multiplicada por 40.000 e o resultado apurado foi correto., conclusão baseada na prova real. Guardando as devidas proporções, uma bola de futebol que pesa cerca de 450 gramas, se fosse acelerada desde a imobilidade até cerca da velocidade da luz teria um peso maior do que o Sol, por isso melhor esquecer esse assunto de mexer com bola de futebol, como se já não bastasse a jabulani...

O ritmo do tempo se altera como a velocidade, já o compasso de uma música não altera nem o tom nem o ritmo – O passar do tempo diminui quando um corpo aumenta de velocidade até que, ao atingir a velocidade da luz, esse ritmo se detém completamente. Por exemplo, um tango : se diminuirmos o andamento ele é dançado mais devagar.Isto deu origem ao paradoxo dos gêmeos : um dos irmãos de um par de gêmeos embarca numa nave espacial, (ele queria apenas ir para a Disney... ) e ao retornar está mais jovem do que o outro que ficou aqui. Ficção? Não. Foi verificado que um relógio atômico de alta precisão, colocado numa nave espacial, mede um tempo menor do que um relógio idêntico que ficou em terra. Assim, muito cuidado com relógios atômicos, com gêmeos, com naves espaciais,mesmo em parques de diversões.

Livre de doenças, é possível manter-se jovem viajando a grande velocidade. Mas não exagere. Existem os radares, os bafometros Isto parece ainda um sonho, quiçá um pesadelo. Os satélites artificiais e as naves espaciais só conseguem atualmente atingir cerca de 0,04 por cento da velocidade da luz e ainda tem a passagem muito cara mesmo na classe economica.