A FAMÍLIA É UMA COMÉDIA

Já parou para analisar como existem os mais diferentes tipos de pessoas a nossa volta?

Sim, existem e estou falando da família, a de cada um de nós.

Em casa tem aquele homem e aquela mulher que ficam nos paparicando desde que somos bebês. Até brigam para ver qual palavra a gente vai falar primeiro: se “papai” ou “mamãe”. Cercam a gente de cuidados e carinhos, conforme vamos crescendo e nos tornando mais livres. Adoram passear de mãos dadas conosco, mas quando ficamos adolescentes e nos distanciamos deles, eles continuam a nos amar e dão milhares de conselhos. Que a gente não deve chegar tarde em casa, nem brigar com o irmão e por aí vai. Enfim, a gente cresce e continua a ser o bebê dos nossos pais.

E o restante da família, aqueles inesquecíveis almoços de domingo, a vovó solícita fazendo aqueles pratos deliciosos, o vovô se lembrando da juventude, aquele tio brincalhão com jeito de criança e a tia que ao te ver vai logo apertando sua bochecha. Aí vem aquele primo gorducho e sardento que quebra a vidraça e ainda põe a culpa em você. Tem de tudo.

E quando a gente vê os álbuns de família? Tem os nossos avós novinhos se casando. Aquela da vovó fazendo pose de miss nos anos 50. Nossos pais quando bebês. Sempre tem aquela foto com alguém de cara feia porque não queria posar. Aquelas de carnaval, as fantasias bizarras e os homens da família pagando mico vestidos de mulher. As de formatura, com o papai todo no estilo com sua calça boca-de-sino e a mamãe exibindo um sorrisão, tipo campanha de creme dental. Não adianta eles negarem, as imagens estão aí para provar como eles já foram. Se você nunca viu as fotos antigas de sua família, não perca tempo, pois garanto que vai ser um tanto engraçado.

Renderia páginas e páginas ficar falando desta instituição tão forte que une as pessoas. Em qualquer canto do mundo, você pode achar um parente, nem que seja um primo de 20o grau, que não deixa de ser seu primo.

A partir desta crônica, repare mais ao seu redor, as particularidades, os detalhes e as esquisitices e perceba o quanto sua vida pode ser mais engraçada, afinal, a família é uma comédia...

Renan Maia
Enviado por Renan Maia em 15/11/2010
Código do texto: T2616327
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.