ESTRELA DE CINCO PONTAS

ESTRELA DE CINCO PONTAS

À toa no escritório, tentando arranjar um tema para escrever, sou interrompido no devaneio por um telefonema da Esterzinha. O início a conversa foi sobre amenidades, depois...

- Estou agora pensando em fazer vestibular para advocacia, mas estou com alguns problemas. O principal é com Química. Física ainda tenho uma certa noção, tipo força, velocidade, dá assim para sacar o sentido da coisa, mas Química..., só sei que tem a orgânica e a "não orgânica", uns elétrons, umas reações..., uma tabela de "periodicidade"..., estou meio perdida... você não poderia me dar algumas aulas?

- Bom, entendo um pouquinho disso, mas em Matemática, como você está?

- Ah, dá para me safar sem problemas. Tenho boa base, você sabe...

- Sem problemas mesmo? Então vamos lá. A soma dos ângulos internos de um triângulo, você já descobriu quanto é? Fiz esta pergunta para você já há uns tantos meses.

- Poxa, assim na bucha, pelo telefone, sem papel e lápis...

- É, na bucha, é simples, é só responder.

- Bom, depende, né?

- Na sua opinião, dependeria de quê?

- Este triângulo é retângulo?

- Não necessariamente, mas pode até ser.

- Se não é retângulo, o triângulo é... escalar, não, não, deixa ver... é... de um jeito que tem um nome que soa como Aristóteles, um que tem as laterais iguais?

- Vou fingir que não ouvi a pergunta. A soma, quanto é?

- Agora me lembro. É noventa graus, é só aplicar Pitágoras.

- Assim vai ser difícil...

- Como? Errei? Então quanto é? Diz que eu quero aprender. Você sabe que eu gosto das coisas "do pensar", "do saber". Gosto das coisas profundas. Para de rir. Você está rindo de quê?

- A soma é cento e oitenta graus. Você não conhece a lei de Tales?

- Mas que apressado. Ainda não estou estudando advocacia e você já vem me perguntando sobre leis. E tem mais, você está querendo me enrolar. Cento e oitenta graus é a soma dos ângulos internos de uma estrela de cinco pontas. Matemática, basta eu dar uma lidinha que num instante eu pego. Afinal, sou economista, já estudei até limite e integral, aquelas coisas com uma cobrinha em pé e um oito deitado. Matemática é igual à Física, dá para me garantir. Meu problema é Química.

- Mas mesmo na Química você precisa saber bem regra de três.

- Regra de quê? De seis? Nunca ouvi falar!

- Não poderia ter ouvido mesmo, porque a regra é de três.

- Também nunca ouvi. Você deve estar brincando... daqui a pouco você vai dizer que existe regra de quatro, de cinco... estou falando na maior seriedade e você fica o tempo todo de piadinha, rindo baixinho. Não dá para levar um papo sério?

- Esterzinha, agora vou ter que desligar, depois te ligo de volta.

- Vamos ver se a gente se encontra.

- Tudo bem. Mais uma coisa só, a tabuada... você tem uma idéia, pelo menos por alto, do que seja?

(Ela já havia desligado. Não ouviu a minha pergunta. Se tivesse ouvido, será que ela responderia que é uma coisa formada por "talbinhas"?)