Papai Noel, socorro!...

Hoje amanheci com cara de pobre sem bolsa família.

Sempre que se aproxima o Natal, sinto-me acometido de um complexo de pobreza. Tantos presentes eu gostaria de comprar e acabo pechinchando numa loja de R$ 1,99. Shopping, nem pensar. Aliás, pobre devia ser proibido de entrar em Shopping. Fazer o que lá, a não ser tumultuar o ambiente? Lugar de pobre é em casa assistindo Silvio Santos. Quem quer dinheiro?...

Nada de preconceito mas, na verdade, tudo que pobre faz dá errado. Até na hora de nascer escolhe os piores lugares como Haiti e favelas, por exemplo. Pobre nunca nasce em Paris, Nova Iorque...

Pobre dá tanto azar que até as Secretarias de Assistência Social tem sempre um rico no comando. Rico não entende nada de pobre. Rico nunca lambeu uma tampinha de iogurte, nunca andou num chevelho, nunca almoçou uma azedinha no pátio da obra e muito menos comeu uma dobradinha com batata em dia de festa.

Pobre no Brasil está servindo apenas para votar, lotar ônibus e fazer filas no SUS. O salário mínimo é tão pequeno que até japonês pelado está dando risada. Carne, só com receita médica, afinal, rico come caviar e pobre come o que vier e só enche a barriga quando morre afogado.

Penso que o Natal foi instituído apenas para encher o saco do pobre, criando à sua volta um mundo maravilhoso, dos ricos, para ele apenas assistir, de longe. Talvez, com sorte, sobra-lhe uma perusada. Melhor mesmo é ficar em casa, pois enquanto o rico pega o carro e sai, o pobre sai e o carro pega.

Ainda bem que pobre não precisa mudar de roupa já que a roupa é que muda de pobre.

Mas, enfim, não quero reclamar muito, pois tirando saúde, dinheiro e beleza, o resto está tudo ótimo.

Preciso mesmo é livrar-me de algumas manias que tenho como, fazer aniversário, comer todo dia e festejar o Natal. Sonho de pobre deve ser apenas aquele da padaria.

Mas considerando que foi Deus quem nos fez, e Ele não faz besteiras, acho então que temos algum valor. Dinheiro é apenas um detalhe, embora importante...

Assim, quero desejar a todos um Natal muito feliz e um ano novo de muita paz, saúde, harmonia e dim dim á vontade.

Papai Noel, socorro!...