CONTANDO UM CAUSO

Joaquim do Carmo Oliveira Vilela!

Professor,

Poeta,

Compositor,

Seresteiro,

Secretário da prefeitura várias vezes,

Autor do Hino de Carlópolis,

Sabia conta piadas e causos como poucos!

Negro culto, de educação refinada, elegante, que adorava um terno de linho branco, muito querido por tratar a todos com extrema cortezia.

Tocava acordeon e participou de um dos filmes do Grante Otelo como músico.

Era um homem persuasivo.

Como meu professor me emprestou a Enciclopédia Trópicos e me convenceu a ler seus dez volumes.

Eu adorava ouvir suas histórias!

Um dia ouvi dele este causo:

Disse que um candidato a deputado viajava em campanha pelo interior do Paraná e como era fraco de oratória, se valia de um Negão (palavras dele) que era o mestre do discurso.

Cada cidade um comício!

Entretanto, a coisa não ia nada bem!

Era uma época de muito racismo e nas cidades que haviam passado, sempre havia um bêbado na platéia pra insultar o orador e fazê-lo perder a cabeça.

Por isso, certa noite decidiram que quem faria o discurso seria o candidato.

Foi aquela derrubada!

O homem era ruim demais!

Tinha tudo pro povo ir embora antes do final do comício.

Então o Negão (palavras dele) se impacientou e assumiu o microfone!

Dois minutos depois o povo foi ao delírio!

O homem era mesmo o máximo!

Mas parecia praga, logo apareceu um bêbado e chegando perto do palanque, gritou:

___Desce daí, neeegrooo!!!

Fez-se um silêncio sepulcral, porém o orador sem perder a pose, deu o troco:

___Negro?! Negros são os olhos de Nossa Senhora, Padroeira do nosso Paíííssss!!!...

O povo explodiu em aplausos e o bêbado, irritado, ficou ali pensando em como se vingar da humilhação.

O discurso foi pegando fogo!

Mas o infeliz do bebum atacou de novo:

___Preeeeeeetoo!!!...

Novo silêncio!

E o Negão (segundo ele):

___Preeetoo?...Preto é o petróleo que jorra das profundezas da nossa terra e ajuda a constuir nossas riquezas!... Preto é o Rei Pelé que projeta nosso Pais perante o mundo!!!...

O povo arrebentou em aplausos e o cachaceiro se irritou mais ainda.

Finalmente o danado conseguiu o que queria:

___Cala a boca, macacoooo!!!

Foi o fim!

Todo mundo quieto e o Negão...

___Macaco?...macaco?...macaco?...

...Macaco a puta que te pariiiiiu!!!...

Dito isso, voou no pescoço do bêbado e mais uma vez o comício terminou em pancadaria.