ANAGRAMAS

Se uma vírgula faz muita diferença no significado de um texto, já pensou uma letra trocada de lugar? Uma "perda" pode virar "pedra". Veja bem:

Imagine o extremo de trocar dois pontos cardeais. Basta uma troca das primeiras letras de "leste e oeste" e olhe aonde mandamos a pessoa? Se o erro for trocar o "oriente pelo ocidente", será um acidente de percurso. O contrário vai deixar a pessoa precisando de quem a oriente.

Uma "fragrância flagrante" é surpresa cheirosa. Já um "flagrante fragrante" pode ter um terrível mau cheiro moral, dependendo do produto que estava sendo surrupiado ou contrabandeado.

Se você cair e "fraturar" mas escrever ou disser que "flatulou", vai ser difícil arranjar auxílio. Ficará com a dor (sem odor), porém com a pecha de porco e mal educado.

Uma "carta magna" cuja função é botar ordem nas coisas todas pode virar uma "carta manga" (ou na manga). Aí pode ser um simples blefe de jogador, uma estratégia de um competente profissional ou pode virar ofensa nacional se, por exemplo, forem os congressistas aumentando os próprios salários para quase o dobro e estão de saída, quase no último dia de seus mandatos. Os outros que estão chegando recém eleitos, em tese, não tem culpa (mas aceitam de bom grado). Quando a vida é "limitante", só virando "militante" a gente conserta.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 04/02/2011
Código do texto: T2771074
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.