UM TOURO MUITO MACHO

Andava eu com a mulher e os filhos pela Exposição Agropecuária de Esteio, no Rio Grande do Sul, lá pelos anos 80, curtindo as novidades, as atrações, os belos animais expostos à visitação pública, porcos enormes, cavalos árabes, bezerros selecionados, vacas premiadas e touros reprodutores valiosíssimos, quando notamos um magote de gente parado defronte a um grande estande.

Chegamos até lá, atraídos pela falácia do peão ao megafone, enaltecendo as qualidades do belo animal, que deitado confortavelmente ruminava tranqüilo, ostentando no pescoço enorme uma chusma de medalhas conquistadas em várias exposições, nacionais e internacionais.

“- Senhoras e senhores, aproximem-se, por favor! Venham conhecer “Bandido”, um touro campeão, super-premiado, pai de quase dois mil bezerros espalhados por todo o mundo! Seu sêmen vale uma fortuna e ele já cobriu milhares de vacas com apenas cinco anos de idade. Venham ver o “Bandido”!...

Nisso reparei num casal de velhinhos à nossa frente, o homem magrelo, de chapéu, óculos de grossas lentes, vergado ao peso dos anos e sua mulher, baixinha, meio gorda, bochechas vermelhas, olhos claros, sorridente e espevitada. Ela curtia a apresentação do macho reprodutor e provocava seu marido, o velhinho magrelo:-

“- Tá vendo, Joaquim, tá vendo??? ... Esse touro já cobriu mais de mil vacas !!! Presta atenção, Joaquim, mais de mil vacas e é pai de uns dois mil bezerros!!! ... Viu, Joaquim, viu?”

O velhinho tirou os óculos, passou o lenço no rosto, ajeitou o chapéu, colocou novamente seus óculos e sorriu acanhado, no que a gorducha insistiu:-

“- Você viu, Joaquim? O moço disse mais de mil vacas, pai de uns dois mil bezerros! ...”

Aí o “Seu” Joaquim, franziu a boca, fez um muxoxo e lascou, curto e grosso:-

“- E daí? Num tô vendo vantagem nenhuma! Cada dia com uma vaca diferente, né mesmo?! ...”

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 19/02/11

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 18/02/2011
Código do texto: T2800620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.