IRONIA: FRED X FREUD

Filosofando: Fred x Freud


Escrevi dois textos e os publiquei no mesmo dia, um baseado nos ensinamentos de Freud e outro na filosofia da minha amiga Ana, ou seja, os ensinamentos de Fred. Adivinhem qual dos dois está recebendo mais leituras, comentários, e-mails e as suas “teorias” sendo mais bem assimiladas? O do Fred, claro!!! Fred está dando uma lavada em Freud.

Imaginem essa cena: Fred na Berger, confortavelmente acomodado, impassível, todo ouvidos. Freud deitado no divã, meditabundo com os olhos perdidos num ponto infinito, e, retirando da boca o cachimbo, entre suspiros, filosofa: É, a vida nos apronta cada cachorrada!

O que pensar e concluir disso? Nada. Mas bem que me lembrei da teoria de outra Aninha, aquela Poetisa Mor que em seu poema “Conclusões de Aninha” arrematou: “ Na prática, a teoria é outra”.


Ps: Para quem quiser entender o contexto terá que ler Filosofia Barata.

Para Ana Lúcia Vilela, amiga de todas as horas.


Divina Reis Jatobá
Enviado por Divina Reis Jatobá em 14/11/2006
Reeditado em 07/07/2008
Código do texto: T290982
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.