Pai preocupado

Na escola:

---- A senhora poderia me explicar o que é isto? - Pergunta o pai furioso para a professora.

---- É a prova final do seu filho e o documento para matriculá-lo na quinta serie.

---- Eu não tenho muito estudo não senhora, mas, isso eu sei! - O pai respira fundo – O que eu quero saber é como com esta prova final meu filho foi aceito na quinta série?

---- Mas senhor Julio, seu filho foi aprovado! Você não está feliz por que ele vai para a quinta série?

---- Eu quero que a senhora corrija essa prova outra vez, aliás, que corrija essa prova! Aqui só tem um visto, mas, parece que você não viu que estão quase todas as questões respondidas com erro.

---- Mas senhor Julio... Seu filho é o mais inteligente de toda a classe... Já sabe até ler...

---- Não tem nada de “mas”! Por acaso você aprovou o Junior por que ele negro? É algum sistema de cotas preconceituoso no primário também?

---- Não é nada disso... É muito pior do que um sistema de cotas. - A professora parecia sentir dor ao dizer.

---- O que?

---- Fomos proibidos de reprovar qualquer aluno por qualquer motivo. É determinação da secretaria de educação. Antes da oitava série a criança não reprova mais.

---- Não quero nem saber! O Junior não pode passar de ano com essa prova!

---- Mas ele vai ficar pra trás. Todos os outros, com provas piores do que a dele irão passar.

---- Vai sim! Mas se um dia eu deixar esse moleque cuidando da minha oficina, quero que pelo menos a matemática básica ele saiba para poder dar o troco pros clientes!

---- Ele vai acabar aprendendo. É só dar tempo.

---- Olha! Ele diz para nós que quer ser médico! Já pensou se ele consegue? Quando ele chegar no segundo grau, alguma lei estúpida o ajuda a passar sem nenhum conhecimento. Depois se forma médico por alguma cota e ganha um diploma sem o mínimo de preparo, finalmente nenhum hospital consegue negar o emprego a ele por causa de outra lei preconceituosa. Você vai querer que ele lhe faça uma cirurgia?

---- Não mas...

---- Claro que não! Por isso quero que meu filho reprove! Que só siga adiante quando estiver qualificado!

---- Mas você não acha que ele vai sofrer por ser o único a ficar para trás?

---- Eu sofri por muita coisa quando criança, por isso sou forte hoje. Ele vai sobreviver! No futuro, quando os outros médicos forem um bando de incompetentes despreparados, quero que o meu filho seja uma referencia. Ele se destacará por saber o que está fazendo e não por que leis estupidas o ajudaram a avançar. Fazer as crianças avançar assim é condená-las ao fracasso e a miséria!

---- Se eu pudesse eu tinha reprovado todos... - agora a professora demonstrava sua própria indignação - Eles não aprenderam nada na primeira série, então não entenderam nada da segunda, tentaram revisar o conteúdo da segunda na terceira e recuperar o atraso na quarta, mas, - a professora suspira - deveriam estar todos na primeira ainda. Você está certo. Vou reprovar o Julio. Assim garanto que pelo menos um de meus alunos tenha algum futuro.

---- Obrigado professora.

---- Sabe? É muito difícil ver um pai com esta consciência que você tem. O pequeno Julio tem muita sorte de ter um pai atencioso como você!

Em casa:

---- Filho! Falei com a sua professora. Você reprovou de ano!

---- Mas que droga pai!

---- Acho que nesse natal você não vai ganhar o video-game que pediu...

=NuNuNO==

(Preocupado com as segundas intenções que podem ser percebidas no sistema educacional do Brasil)

NuNuNO Griesbach
Enviado por NuNuNO Griesbach em 16/05/2011
Código do texto: T2973757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.