A Blindagem de Acã

Acã é um personagem bíblico do livro de Josué, um símile que usei para satirizar a proteção do PT e dos governistas não deixando investigar o enriquecimeto relâmpago do Palocci. L S

Acã era um bom sujeito, conceituado cidadão da tribo dos petegrinos. Tinha lá suas posses, quatro camelos, dois jumentos, uma tenda, utensílios e alguns tapetes, que carregava consigo na sua peregrinação rumo a poderópolis. Dizem que era entendido de ervas medicinais, e que curou muitos de sua tribo com seus conhecimentos. Transitava seguro entre os seus, embora houve boatos que um dia ele mexeu na mochila de um empregado, mas, era fato superado. Sua reputação era defendida até por estrangeiros agregados, que por interesse nos bens dos petegrinos se uniram a eles. Um belo dia, Acã apareceu portentoso, com vistosa capa importada, ouro e prata em quantidade incompatível com seu status. A maioria não se importou com isso, uma vez que também prosperava aos saltos. Mas, dados os protestos dos inconformados, cogitaram inquirir Acã para saber onde conseguira aquilo tudo. A tribo petegrina ficou em polvorosa. Altos brados ecoaram protestando que alguns queriam desestabilizar à tribo e à nação toda. Se ele prosperou, quem tem algo com isso? O fez por pura competência. Dizem que enriqueceu ensinando a rota para Canaã a alguns egípcios que não conheciam. Pronto, está explicado bradaram os seus! Mas, dez anos de trabalho dos mercadores não renderia isso, como a comissão de Acã rendeu, inquiriam os inconformados. Até mesmo Luloisés o grande legislador que morrera foi evocado numa sessão espírita para defender Acã; o fantasma disse que Acã é um craque, no comércio, portanto conseguiu tudo de modo honesto. Ninguém mais se entendia no deserto moral onde peregrinavam. Todos os petegrinos e aliados cercaram a tenda de Acã, dizendo, aqui ninguém toca. Dizem que muitos que souberam de sua prosperidade estão estudando geomonia para ensinarem o caminho por Money. A fato é que tinham que enfrentar meia dúzia de gatos pingados do vilarejo de Véritas, e foram derrotados, dizem que por culpa de Acã. Que importa, porém, nem precisam tomar Véritas à força, podem comprá-la com os bens dele. O fato é que segue a marcha, Acã rico, os petegrinos alertas contra eventuais enxeridos de Véritas, e os inconformados, abafados pela ordem vigente de blindarem a Acã. Se não puderem chegar ao oásis da lisura, vão comprar um dessalinizador para purificarem as águas de Mara-cutaia... morrer no deserto, é certo, não temem.

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 27/05/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T2996706
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.