Cachaça Bandida

Fiquei sabendo que presidiários de um certo estado aí, que não vou citar porque acho que não vem ao caso, estavam fabricando pinga com frutas podres, cascas, enfim, com as sobras, principalmente das frutas cítricas, que auxiliam na fermentação mais rápida. Eles utilizam garrafas pets, água, restos e cascas das frutas, que são levadas pelos familiares.

Os agentes dizem que o líquido realmente fica bastante alcoólico e muito parecido com a brasileiríssima cachaça. Eles alegam que não é permitido o consumo de tal bebida no presídio por apresentar um alto teor alcoólico, mas que não podem proibir que os familiares levem frutas aos detentos. E que uma revista geral só é feita quando há suspeita de que algo não está certo.

Mas digam-me uma coisa, com sinceridade, tem alguma coisa certa no sistema carcerário do Brasil? Aqui em Campo Grande foi construído um hotel cinco estrelas, digo, um presídio federal, onde eu fiquei sabendo que Fernandinho Beiramar tinha até aulas de música, que ele recebia, do poder público, uma média de dez livros por semana. Mas ele é da elite, ele pode.

Enquanto isso os bandidinhos (sem preconceito) dos cafundós da vida estão dormindo no chão, em celas superpovoadas, sem tomar banho, sem uma alimentação adequada. Onde é que esse tipo de tratamento reabilita alguém? Eu não acredito, sinceramente. Mas já que as condições são essas, o jeito é improvisar, e pelo que li, eles improvisaram direitinho o "escape nosso de cada dia", pois já que falta dignidade, vamos de pinga mesmo! Pelo menos é uma ocupação, enquanto ele está lá, cuidando do "alambique" dele, não fica pensando em outras coisas, como por exemplo, comer.

Lógico que as garrafas da tal cachaça foram apreendidas, para que finalidade eu não sei. Mas não duvido nada de que alguém mais poderoso que os pobres condenados à eterna bandidagem, patenteie a receita e ganhe fortunas, como sempre, às custas dos menos abastados. Inclusive já imaginei o nome e Slogam para o produto: "Cachaça Bandida, para uma sociedade que sabe apreciar os perigos da vida!" Seria a bebida do Brasileiro, que bebe pra esquecer que está vivo e que vota no primeiro indivíduo que lhe sorri e lhe convida pra um boteco!

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 17/06/2011
Reeditado em 17/06/2011
Código do texto: T3041183