A CENTOPÉIA DESVAIRADA

A C E N T O P É I A D E S V A I R A D A

É bem provável que ninguém já viu isso, e tão pouco verá um dia, mas...

Você está andando pela rua, às vezes, até pensando em como fazer sexo por dinheiro, e, do nada, alguém grita:

- Uma centopéia!

O bicho acaba de sair de um lote baldio ou mesmo de uma sacola de plástico com lixo.

Aí começa.

- Pega ela!

- Mata!

- Mata não!

- Aleija!

- Coitadinha!

- É venenosa...

- Corre!

Todo mundo começa a correr atrás da desvairada, ou correr dela, e vira aquele pandemônio sem sentido.

Alguém consegue pisar em algumas pernas dela, outro pega um meio tijolo, mete no bicho, vem mais um com gasolina, joga e põe fogo. Está feito o churrasco de centopéia. Em plena rua, asfaltada ou não, e daí?

Às vezes muda-se o final, com o mesmo começo, ou seja, a centopéia é a mesma desvairada, mas os personagens são outros e o resultado outro.

Não se queima a lindinha. Nem pisam nela. Até melhor, nem a vêem.

Ou então ela consegue entrar pela perna da calça de um curioso que estava ali de bobeira. Aí sim é que a coisa fica cômica.

Sempre há um alvoroço daqueles!

Na verdade coloca-se nesses bichinhos todos os nossos traumas. Sendo que alguns de nós cometemos barbaridades.

Senão vejamos o casal de namorados na sala da casa da guria:

Ele: - Benzinho... deixa eu pegar lá?

Ela: - Tem gente olhando.

Ele: - E daí?

Ela: - Meu pai recomendou para eu tomar cuidado com minhas coisas. Parece que ele sabia que você ia querer pegar minha aranha.

Ele: - Só... AVE MARIA O QUÊ É ISSO?

Ela: - Um escândalo desse por causa da Henriqueta?

Ele: - QUEM DIABO É HENRIQUETA? UMA CENTOPÉIA?

Ela: - Não é linda!!?

Ele: - Como linda? Tá maluca? Vou matá-la!

Ela: - Vai não. Por que este medo bobo? Você estava agorinha mesmo querendo pegar na minha aranha, agora está com medo de uma centopeiazinha...

Aí o pau comeu.

Ele cada vez mais com medo de pica, sendo ela a dona de quem pica. A pica dele não pica ninguém.

Ela: - Minha mãe não matou Henriqueta! Por que você vai matá-la?

Ele: - Por que é uma lacraia!

Ela: - E...?

Ele: - Ela pica!

Ela: - Você conhece alguém que já foi picado por uma centopéia?

Ele: - Mesmo assim...

Ela: - Henriqueta não faz cocô por aí. Não deixa sujeira pelo os cantos. Não grita, não canta, não come pipoca...

Ele: - Mas e o ferrão?

Ela: - Que ferrão? Ela só tem pernas... ESTA LINDEZA!

Ele: - É nojenta...

Ela: - Então, não me venha querer matar a minha lacraia só por que você vê nela uma aversão e asco.

Ele: - Ela me atrapalha...

Ela: - A Henriqueta não tem nada a ver com os seus problemas! Ela está ali naquela posição já faz dois dias. Deve estar esperando uma barata passar; e só vai sair dali quando conseguir o que a sua espécie faz a milhões de anos para sobreviver, que é comer uma enorme e suculenta...

Ele: - Mas ela pica!

Ela: - Que pica que nada!... não existe lacraia que consiga picar um homem.

Ele: - Pica!

Ela: - Não pica...

Ele: - Pica!

Ela: - Vá a merda! Deixe a minha centopéia em paz e pronto. Merda!

Quando os argumentos não funcionam; e não tem mesmo como funcionar, pois a amada estava P da vida com ele; a ignorância é uma arma bem da vida.

Ânimos serenados, todo mundo de cara fechada, aos poucos, Henriqueta foi sendo esquecida, volta o objetivo anterior:

Ele: - Meu bem...

Ela: - De novo? Não vem que não tem!

Ele: - Não é nada do que você está pensando. Já que você não deixa eu pegar, então pega você. Olhe aqui minha minhoca.

Ela: - Que linda! Ela está encolhendo. Será do que ela está com medo?

Ele: - Será se ela viu a lacraia?

Ela: - É centopéia...

Ele: - Que seja... OLHE!!

HENRIQUETA estava com uma barata se debatendo entre as presas.

Ele: - Eu odeio insetos!

Ela: - Se você se referiu a Henriqueta, ela não é inseto, ela é anelídeo. Mas a barata é.

Ele: - Agora eu mato!

Ela: - Se você ao menos levantar a mão para minha centopéia eu torso o pescoço da sua minhoca.

Ele: - Mina minhoca é mais higiênica, não come aranha, só come terra.

Ela: - Pois minha centopéia come minha aranha e fica satisfeita. E eu também fico feliz já que minha aranha foi comida por minha centopéia, e sua minhoca fica aí comendo terra.

Quem tem pé come e pica. Quem não pica come terra.

(abril/2007)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 25/07/2011
Código do texto: T3116899
Classificação de conteúdo: seguro