ASSIM TAMBÉM NÃO, PÔ !

Era uma escola isolada, daquelas que ainda existem no Brasil, bem lá no interior, onde os pais trabalham na lavoura de subsistência e os filhos andam quilômetros para se alfabetizarem.

Tinha uma professorinha, bonitinha, que se esforçava para ensinar crianças de várias idades e niveis escolares.

Pois bem, tinha também um Joãozinho. Mas vamos guardá-lo para o final.

A professorinha recebeu aviso de que o inspetor escolar faria uma visita, para avaliar o ensino e o desempenho dos alunos. Dai que a professorinha redobrou a sua aplicação e passou diversas lições na lousa, tomou a leitura de todos, enfim, deixou a turma azeitada para a avaliação do temido inspetor.

No dia combinado o inspetor chegou e encontrou a escola limpissima, os alunos arrumadinhos e foi saudado com o canto do hino nacional e um grito bem ensaiado de "bem vindo inspetor !. Enfim, essas bossas pra inglês ver e fazer de conta que nosso ensino é maravilhoso.

Dai que a professorinha, tomando a lição de todos, resolveu escrever uma frase na lousa,

E de saiazinha curta, involuntariamente rebolando o traseirinho, escreveu a dita frase. Depois voltou-se para os alunos e perguntou:

"O quê eu escrevi na lousa?"

O Joãozinho apressou-se a levantar e pular:

"Eu sei, eu, eu !!!"

A professorinha tava meio temerosa da resposta do Joãozinho, seu pior aluno, mas teve que se render ao entusiasmo que ele demonstrava.

"Responda, Joãozinho."

"Fessora, na lousa a senhora escreveu: "que traseirinho mais lindo".

Putz ! A professora ficou uma fera, espinafrou o Joãozinho, esculhambou, que idéia aquela de fazê-la passar vergonha na frente do inspetor:

"Vai pra fora Joãozinho. Fique lá no pátio de joelho e castigo."

Joãozinho ouviu a bronca calado, cabeça baixa e decepcionado !

Mas antes de sair, foi até o inspetor, apontou o dedo pra ele e disse indignado:

"Se o senhor não sabia a resposta, não devia ter soprado, seu f.d.p. !".

...........................

Sajob - agosto / 2011