O Filho Pródigo - Em Outras Palavras

Quem nunca ouviu falar dessa passagem bíblica? Para quem não conhece, aconselho buscar mais informações.

A Bíblia não entra muito em detalhes sobre essa parábola, mas pelo que ela conta podemos imaginar a situção narrada por Jesus da seguinte forma:

Um pai tinha 2 filhos. O filho mais velho era aquele filho obediente, que todo pai queria ter:levantava cedo, tomava conta do rebanho, às vezes ficava até altas horas da noite lá no campo, sempre trabalhando. Um exemplo de pessoa...

Mas em toda família há sempre aquela ovelha-negra. E essa ovelha negra era o seu irmão: baladeiro, não gostava de trabalhar, dormia até tarde.

De vez em quando conversavam, o que era bem raro, e então o irmão mais novo dizia ao mais velho: "Deixa de ser mané, o pai tem um monte de empregados, e você aí, trabalhando igual a um condenado? Cara, nosso pai é rico, você sabe que não precisa disso. Mas é trouxa, e quer saber: trouxa tem que se fuder mesmo." Toda vez, era sempre a mesma coisa. O irmão mais velho só não descia a porrada no mais novo, pois, como era bonzinho, aprendeu que o mais velho tem que dar o exemplo.

Certo dia, O filho mais novo chega no pai e diz." Quer saber pai: me cansei. Passa logo a minha parte da herança, e eu vou procurar fazer algo nessa vida, com o meu suor." Apesar do pai ter ficado chateado, passou a parte que o cabia.

E nessas andanças, há ditado que diz, "mente vazia, mente do diabo." E foi justamente o que aconteceu. Cabeça de vento como era, o filho mais novo foi e gastou tudo, com porres, baladas, e putaria. Torrou a grana igual a esses caras que ganham na Mega-Sena. E pronto, sem grana, sem casa, e com um monte de dívidas, teve que começar a trabalhar. Pra infelicidade dele, naquela época não existia Movimento dos Sem-Terra, muito menos o Bolsa Família, então não teve nem como pedir ajuda pro governo.

Nessas horas que a gente vê como é importante se qualificar. Como rapaz não sabia fazer nada, ficava na aba do irmão e do pai, ele não conseguia emprego, até que finalmente arranjou um trampo, e que belo trampo: Cuidador de porcos. O mais triste é que o salário era tão ruim que ele se alimentava com a lavagem dos porcos. Já imaginou isso? E você achando que o seu emprego é uma merda...

Na Bíblia não diz o tempo, mas tenho certeza, que não deu nem 1 mês de trabalho, pra ele se tocar. Lá na mente do caçula vinha o seguinte pensamento: "Caramba... lá na casa do meu pai os empregados ganham bem, comem bem e dormem bem, e eu aqui comendo lavagem? Quer saber, eu vou voltar pra lá. Nem que seja pra ser um empregado. Vou chegar lá dizer o seguinte ao meu pai: " Pai, me perdoa. Pequei contra Deus e contra ti. Trata-me como a um de seus empregados."

E fez isso. Mas para sua surpresa, apesar de toda a filha-da-putisse que ele fez com sua família, seu pai o abraçou, beijou, deu-lhe um anel e ainda mandou matar um novilho bem gordo pra fazer uma festa em sua homenagem. Uma festa, pois aquilo seria um recomeço, aquele filho insensível havia morrido. Depois de tudo que ocorreu, o caçulinha era um novo homem.

Mas nem todos pensaram assim.

Enquanto todos festejavam, o irmão mais velho chegava do campo e quando soube que havia festa, e que a festa era pelo retorno de seu irmão, ficou possesso. Não exisitia justiça! Do que valeu todo aquele esforço tremendo que ele fez pra ser um bom filho pro pai, enquanto esse "falso convertido" esbanjava o dinheiro com putas e bebedeiras? Do que valia? E você? Nunca pensou nisso?

Pois ele pensou. E decidiu não entrar em casa.

A Bíblia não conta, mas com certeza alguém deve ter visto o irmão mais velho lá, fulo da vida e avisou ao seu pai. E pai é Pai, e com p maiúsculo mesmo. Por mais que você não se dê bem com seu pai, pode ter certeza, que ele se preocupa contigo, mesmo que aparentemente, não demonstre isso.

O pai foi lá e perguntou ao filho por que não entrou na festa do seu irmão. Ele respondeu: "Por que não entrei?! Trabalho igual a um condenado, para ver o senhor e a mamãe felizes (é isso mesmo. Você queria que ele tive nascido daonde? Da plantação de repolho da família?) enquanto pra esse aí, que fez essa 'Puta falta de sacanagem' com a gente, o senhor dá uma festa. Eu nunca tive festa! Nem ao menos uma plaquinha de funcionário do mês! Não existe justiça, mesmo..."

E o responde: "Filho, é claro que te amo, sou muito grato por você ter me acompanhado todos esses anos. Mas não podemos deixar de comemorar, pois o seu irmão que estava morto, agora vive. Alegre-se. Vamos pra dentro."

Aí, a Bíblia não conta o final da história e sabe por quê? Por que o final depende de nós, da forma que teríamos agido naquela situação. Muita gente quando pensa nessa passagem, se coloca na pele do irmão mais novo, o convertido, aleluia. Mas a maior parte de nós, encontra-se na pele do mais velho. Pare pra pensar nem que seja por 1 minuto e reponda a seguinte questão: e se fosse você? O que você faria?

Deus te abençoe.

arcmaster
Enviado por arcmaster em 13/10/2011
Reeditado em 14/10/2011
Código do texto: T3274491
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.