"CPI" em Ofidiópolis

Ofidiópolis, uma ilhota no lago central do país de Vidadigado. As decisões importantes para toda a nação, sempre são tomadas na ilha, cujo padrão de vida é excelso, superior.

O pacato cidadão de Vidadigado raramente se importa com o que é feito na ilha, salvo quando algo soa demasiado escandaloso, aí, saem às ruas em protesto, pedindo explicações. Dia desses uma serpente criada, à qual cabia a organização da Cobra do Mundo, um evento internacional, foi acusada de malversar os bens do povo de Vidadigado. O alvoroço foi geral.

Ele requisitou toda imprensa nacional para dizer que o acusador é uma víbora, que quer manchar sua reputação para evitar a organização da Cobra do Mundo. O Butantã foi geral! Cogitaram até de instaurar uma CPI, (cobras pretextando investigar) para acalmar a revolta popular.

Não faltaram anacondas para dizer que era pura intriga da oposição, como aliás, uma fizera no passado, apesar de sua estatura colossal, jurava ser uma cobra cega.

A presumida inocência não combinava com posses de Najajá, que a caninana ostentava. Especialistas foram chamados para extrair Sofisma, o veneno comum em Ofidiópolis, que misturado ao sangue dos asnos de Vidadigado, se torna soro, contra as inflamações populares.

As cobras não venenosas prometem inquirir Viboralando Silvus, o acusado, para encontrar a verdade. De qualquer modo, há vasta jurisprudência, caso seja comprovada a culpa da aludida serpente; Sempre usam como exemplo a triste sina do australiano Steve Irvin, que brincava com cobras, crocodilos e tubarões, e foi morto por uma arraia, o que prova a inocência dos répteis.

Mas, caso não dê para diluir a culpa como fazem sempre, “condenarão” ao dito cobrão, a trocar de pele na primavera, como prova de falta de couro, (Decoro, digo) para que volte à baila, novinho em folha. O povo de Vidadigado está tão acostumado a essas “sentenças” que malogrado miseravelmente, acredita que foi feita justiça...

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 25/10/2011
Reeditado em 25/10/2011
Código do texto: T3297932