Desconstruindo uma piada machista

PIADA MACHISTA

Qual das palavras abaixo é feminina?

(...) BANDEIRA

(...) GALINHA

(...) DIRETORIA

(...) FARINHA

(...) MATEMÁTICA

A resposta está abaixo... mas pense primeiro!

Pensou? Então lá vai a resposta

BANDEIRA: Não é feminina porque tem pau.

GALINHA: Não é feminina porque tem pinto.

DIRETORIA: Não é feminina porque tem membro.

FARINHA: Não é feminina porque tem saco.

MATEMÁTICA: é a única feminina...

PORQUE TEM REGRAS, TEM PROBLEMAS DEMAIS E...NINGUÉM ENTENDE!!!

DESCONTRUINDO UMA PIADA MACHISTA

O texto tornou-se cômico pela intencionalidade do autor em suscitar, propositadamente, o duplo sentido das palavras nas entrelinhas. Porém, pretendo aqui, desconstruir essa idéia, sem tirar, claro, a comicidade que ela traduz. Vamos lá:

A palavra BANDEIRA, por exemplo, pode significar: um símbolo que representa a pátria, um símbolo nacional; um sobrenome, como o de Manoel, aquele famoso, o poeta BANDEIRA, a BANDEIRA levantada em prol de uma causa, mostrando assim, que nem toda BANDEIRA tem “pau” e pode ser palavra feminina.

Já PINTO, além de ser o filho da galinha, é também PINTO sobrenome, como o de Edgard Roquette-PINTO, médico, antropólogo e educador brasileiro criador da primeira estação de rádio do Brasil, a rádio Sociedade do Rio de Janeiro. PINTO ainda pode ser a primeira pessoa do verbo “pintar”, provando assim que nem todo PINTO, é aquele “PINTO”, embora seja uma palavra totalmente masculina.

DIRETORIA pode ser a DIRETORIA de uma empresa, uma escola, um time de futebol, uma escola de samba... Geralmente é composta por vários “membros” em que o principal é o que pensa com “a cabeça”, a de cima. Portanto, pode sim ser uma palavra feminina.

FARINHA vem da mandioca, um alimento indispensável na mesa do povo nordestino e por que não dizer do povo brasileiro. E não é verdade que FARINHA tenha “saco”, o saco é que pode ter FARINHA. FARINHA também é sobrenome, conheço uma fotógrafa portuguesa que se chama Elisabete FARINHA. Pode ser uma palavra feminina também.

Quanto a MATEMÁTICA concordo com o autor que seja uma palavra bem feminina, mas não pelos argumentos apresentados por ele dizendo que a mulher tem regras, tem problemas e ninguém a entende, pelo contrário. A mulher tem regras sim, todo mês, a sua regra menstrual, às vezes a data, os chamados “três dias de regra”, ou matematicamente falando “regra de três”, chega a ser pontuais, para algumas, acompanhados da famosa TPM. Quanto aos problemas, não diria que a mulher tenha problemas demais, diria que ela resolve problemas demais, e para isso usa a MATEMÁTICA, sim, três de suas operações estão constantemente presentes na vida da mulher, pois ela sabe dividir e dividir-se, somar e somar-se, multiplicar e multiplicar-se, a operação que menos ela usa é a subtração, os homens a usam mais.

Compreenderam agora por que os homens não entendem as mulheres como deveriam? E que para sair pela “tangente” usam de artimanhas como essa de escreverem piadinhas machistas?

Chego a conclusão que boa parte dos homens, felizmente nem todos, levantam BANDEIRAS machistas como essa, tremendos caras de “pau”; são muito GALINHAS, e para isso usam o “pinto”; grande parte deles, infelizmente, é “ membro” de alguma DIRETORIA, alguns por indicação e não por competência diga-se de passagem; quase sempre são FARINHA do mesmo “saco” e por fim, diferentemente das mulheres, usam e abusam da operação MATEMÁTICA considerada menos importante, a subtração.

Angela Santana
Enviado por Angela Santana em 27/10/2011
Reeditado em 28/10/2011
Código do texto: T3300657
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.