A PROFISSÃO DA MINHA MÃE!
 

          Na sala de aula, a Tia Ednalva ajeita o óculos na ponta do nariz, olha para os alunos e diz:
          - Crianças, hoje eu quero saber a profissão da mãe de vocês! Renatinha, qual é a profissão da sua mãe?
          - Minha mãe é Devogada, tia! - e Renatinha sorri, com ar de superioridade.
          - Que lindo! - fala Tia  Ednalva, sorridente. - A sua mãe ajuda as pessoas que estão sendo injustiçadas! E a sua mãe, Ruizinho, o que ela faz?
          - A minha mãe é Médica, Tia! - e Ruizinho olha com desprezo para Renatinha.
         -  Que maravilha! - fala Tia Ednalva, entusiasmada. - A sua mãe cura feridas, sara dores, salva vidas!  E a sua mãe, Geraldinha, faz o que?
          - Minha mãe é Faxineira, Tia! - e Geraldinha abaixa a cabeça, envergonhada.
          - Que coisa linda! A sua mãe remove toda a sujeira do mundo! - em seguida, olha para joãozinho e pergunta:
          - E a sua mãe, Joãozinho, qual é a profissão dela?
          - A minha mãe é Substituta, fessora! - e Joãozinho sorri, diante do assombro da Tia e dos colegas.
          - Substituta, Joãozinho? Não existe essa profissão!
          - Izeste sim, fessora! Tanto que a minha mãe é! - e levanta a cabeça, desafiador.
          - Ah é? - e Tia Ednalva coloca as mãos na cintura - E o senhor pode me dizer o que é que ela faz?
          - Ela se pinta toda, veste uma roupa curta, pega a bolsinha dela e vai pra praça, toda noite.
          - Ah! Já entendi! Joãozinho, a sua mãe não é Substituta; ela é Prostituta!
          - Não, fessora! - responde Joãozinho, muito sério. - A minha mãe é Substituta, mesmo!  Prostituta é a minha tia; mas, ela está doente e a minha mãe está substituindo ela!



Alexandre Brito - 20/11/2011
(*) Imagem: Google
Alexandre Brito
Enviado por Alexandre Brito em 20/11/2011
Reeditado em 20/11/2011
Código do texto: T3347045
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.