► Portugal - e o Brasil - poderiam ter destino diferente por causa de um elemento da natureza. Por ironia, já que criou um império baseado em caravelas, um vento desfavorável atrasou a saída da família real de Lisboa em pelo menos um dia (zarparam em 29 de novembro de 1807). O general Junot, chegou a Lisboa por terra na manhã seguinte...

► "Ourela". Para o diplomata português Luiz da Cunha, que defendeu a mudança da corte para cá, o Brasil era um continente e Portugal não passava "de uma ourela (beirada) de terra".

► para o mesmo Cunha, caso os portugueses se mudassem para o Brasil, seu rei poderia ganhar o título de "imperador do Ocidente".

► até o padre Antônio Vieira (1608-1697) havia sugerido que a corte portuguesa se mudasse para o Brasil.

► A Frota Real - para transportar as 15 mil pessoas que deixaram Portugal, a Marinha Real foi composta por: 8 naus, 5 fragatas, 3 brigues, 30 navios mercantes e 4 navios-escolta britânicos.

► 45 dias foi o tempo que a comitiva real ficou na Bahia antes de navegar para o Rio de Janeiro.

► A Louca - Dom João VI era o príncipe regente português. A rainha de direito era sua mãe, Maria I, que passou à história como Maria, a Louca. Antes era conhecida como "a Pia" e "a Piedosa" por causa de sua religiosidade.

► Varíola. A rainha Maria I, como todos os Bragança por todo o tempo em que governaram, perdeu o primogênito, que contraiu varíola.

► A Maldição dos Bragança - No século 17, dom João teria agredido aos pontapés um franciscano (ou um mendigo) que lhe pedia esmolas. O frade rogou uma praga: "nenhum Bragança veria o primogênito viver o bastante para chegar ao trono". O fato é que nenhum dos primogênitos viveu e assumiu o poder...


► moral da história: a culpa é do vento, da escolta inglesa e nunca deve se chutar um pedinte!
 
Marcelo Braga
Enviado por Marcelo Braga em 05/01/2012
Reeditado em 05/01/2012
Código do texto: T3424462
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.