Eu já estive na fila do SUS. Ou melhor, meu “plano de saúde” é o SUS, e conseqüentemente já enfrentei muitas filas do SUS. É a fila mais estranha que já enfrentei. Pobre enfrenta fila desde que nasce. Pra nascer já fica na fila dos irmãos pra ver quem vem primeiro. Dos nove sou a do meio. Depois disto é só fila:- pro banheiro, pra ganhar merenda, pra ver o circo de graça, até mesmo para casar. Pobre inventa de casar todos no mesmo dia. Então o padre tem que fazer fila. Os enfeites da igreja todo mundo paga. Começa às 16 horas e ai até as vinte horas. Cada meia hora um casamento. Mas a fila do SUS é a maior e a mais desorganizada. Porque a fila do SUS é tudo misturado. Muito democrática. Homem, mulher, criança, todas as raças, todos os credos e todas as preferências sexuais. E mais importante, todas as doenças. Desde dor de barriga até derrame cerebral, passando por todas ites (artrite, pericardite etc...) e todas que tem no GOOGLE. Na fila do SUS tem choro, muito choro de criança e de adultos. Tem também muito riso, porque pobre pode não ter o que por na boca, mas para sair tem. Como falam... E como riem. De tudo e de todos. Falam principalmente mal do governo. Assunto predileto. Quem vê de longe pensa que é uma confraternização. Gente que briga, fura fila, atendente que grita. Mas a fila anda. É só ter calma. Chegue lá pelas cinco da manhã. Com sorte vai ouvir seu nome ser chamado (que emoção) lá pelas 10 horas. Mas não acabou ai. Você ainda tem que ver o médico. Ver mesmo. Porque é só ver. Do outro lado da mesa ele te olha e mal você acaba de descrever os sintomas (até já meio esquecido pela demora) ele já esta com a receita na mão. Fila do SUS é assim. Podia ser pior? Podia.
Podia nem ter lugar para fazer fila.
Edamaria
Enviado por Edamaria em 01/03/2012
Código do texto: T3529039
Classificação de conteúdo: seguro