Aprecie 100 moderação

PERNILONGOS PREFEREM SANGUE DE QUEM BEBE CERVEJA, DIZ ESTUDO

Cientistas verificam que o grupo dos bebedores de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água

Publicado em 01/05/2010, 14h12, no UOL.

Quem diz que os pernilongos preferem o sangue de gordinhos está enganado. Segundo um estudo australiano recente, publicado pela PloS One, o banco de dados online da Public Library of Science, pernilongos e demais mosquitos gostam do sangue de quem bebe cerveja.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores da Austrália reuniram voluntários - homens de 20 a 43 anos - em Burkina Faso, na África, e analisaram a reação dos insetos diante de um grupo que bebeu cerveja e outro que bebeu água.

Os voluntários foram divididos em tendas com um complexo sistema de tubulação para circulação do ar entre as barracas. Ao final da experiência, os cientistas verificaram que o grupo dos bebedores de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água.

“Desconsiderando características individuais de cada voluntário, o consumo de cerveja aumentou consistentemente a atratividade aos mosquitos", escreveram os autores do estudo.

-------------------------------------------------------------------

ESTUDANTES CARIOCAS APROFUNDAM A PESQUISA E CONFIRMAM

Um aprofundamento do mesmo estudo, realizado por estudantes de uma universidade do Rio de Janeiro, atestou a veracidade da pesquisa feita pelos cientistas australianos. Na experiência carioca, feita com voluntários de ambos os sexos colocados numa mesma tenda, refrigerada e com música ambiente, foi constatada, sem margem de dúvida, a predileção dos penislongos - em todos os seus estágios (ou seja, mesmo quando ainda não inteiramente longos) - por mulheres do grupo que bebeu cerveja.

O resultado do trabalho demonstrou que os penislongos são atraídos para darem suas picadas em mulheres que bebem cerveja, numa incidência bem maior do que naquelas que bebem somente água. Com a experiência, pode ser observada também uma interessante questão de atração mútua. Ao mesmo tempo em que os penislongos procuram pelas bebedoras de cerveja, estas se mostram ávidas por receberem a picadura. Já as voluntárias que beberam somente água não demonstraram a mesma avidez pelas picadas.

“Os penislongos pousam nas bebedoras de cerveja a fim de injetar nelas o seu líquido. Se forem repelidos, alçam voo e escapam, em busca de novos alvos. Caso contrário, ficam até se saciar”, explicaram os pesquisadores cariocas.