VOCÊ POR AQUI? (EC)

Ei! Não o conheço de algum lugar?

Pode ser. Tenho vagado muito por aqui.

Você não é o Reco que assustava o pessoal da casa 67?

Era... Hoje não assusto mais ninguém...

Morava no sótão. Eu me lembro. Ficava arrastando mobília a noite toda. Reco, reco, reco... Não era?

Era... Mas não espalha...

Não se lembra mais de mim?

Dê uma dica.

Sou o Vu... Morava no porão da casa 72.

Era você que ficava assoprando o teto do porão e espalhava poeira pela sala. Vuuuuuuu.....

E cutucava o teto. O cachorro deles ficava rosnando, corria atrás do rabo.

Bons tempos.

Ótimos tempos. Acreditavam que a gente existia mesmo.

É mesmo, parceiro... Hoje ninguém acredita. Fomos cada um para um lado. Veio essa construtora e demoliu quase a rua inteira.

Só se salvou o Fred da casa 12.

O dono da casa não quis vendê-la.

É... Depois ele morreu e andam dizendo por aí que faz companhia para o Fred.

A casa está vazia.

Por onde você tem andado?

Ora! Continuo no mesmo lugar. Moro na cobertura do prédio. Mas sinto saudade do meu velho sótão. A cobertura é descoberta e passo uma friagem na beira da piscina. Tenho que me esconder na churrasqueira. E venta muito pela chaminé. E você?

Continuo pelo porão. Moro no segundo subsolo do estacionamento.

Você tem sorte. Está sempre quentinho.

Que nada! A garagem está cheia de infiltrações e tem um cheiro de gasolina insuportável. No inverno eu sofro. Ficam esquentando o motor e tenho que ir para fora do prédio na maior friagem.

Você se lembra do Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii?

Claro que lembro... Vivia na casa daquele senhor que era Juiz de Futebol...

Está aqui no prédio. Morando num guarda roupas... No Bloco B. Apartamento do sindico do prédio. Ouvi dizer que ele anda chateadíssimo. Que morre (brrrr....) de saudade do seu antigo “dono”.

Será porque o síndico não anda apitando nada? Quem manda é a mulher dele.

Ou tem que dividir o guarda-roupas? Ah! Ah! Ah!

Até que é divertido ser fantasma de prédio. Economizamos energia. Podemos subir de elevador, ao invés de voarmos.

E vemos mais coisas atravessando paredes. Antes era meio monótono. Sempre a mesma família. Hoje, subimos pro andar de cima, pro apartamento do lado. Conhecemos pessoas e manias diferentes.

Você consegue atravessar as lajes de concreto?

Consigo! Você está com dificuldades?

Preciso rever meu treinamento...

Experimente pela fiação. É mais fácil. Mas tome cuidado, porque desconfio que estamos ficando visíveis. Outro dia ouvi a dona do 105 reclamando para o antenista que a TV estava com fantasmas. Acho que era eu.

Psiu! Vamos indo que estão chegando uns vivos...

É... Hoje tem reunião de condomínio e vão usar o salão.

Esses vivos são inconvenientes. Há tanto tempo que a gente não se encontrava.

Tenho tanta coisa para contar.

Eu também tenho visto cada uma...

Aparece lá na cobertura.

E você dá uma descidinha...

Tchau!

Vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.............

-------------------------------------------------------------------

Este texto faz parte do Exercício Literário Encanto das Letras

Veja mais em: http://encantodasletras.50webs.com/ofantasma.htm

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 14/05/2012
Código do texto: T3666937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.