Mateus e as técnicas da sinceridade

Mateus não sabia mentir. Nunca foi descoberto se essa característica era provocada por uma formação característica de seu cérebro ou por algum distúrbio psicológico, o fato é que Mateus não conseguia dizer nada que não fosse absolutamente sincero. Dá para imaginar que, tendo tido Mateus, como teve, uma infância e adolescência absolutamente normais, pontilhadas de travessuras e transgressões, o fato de não conseguir mentir não o havia ajudado em nada. Mas os maiores dissabores ele experimentou em suas relações sociais e afetivas, já que as pessoas, principalmente quando pediam uma opinião, na maioria das vezes não gostavam de ouvir uma verdade que não fosse exatamente a resposta que esperavam. E o mais curioso é que Mateus não era visto como alguém confiável, mas sim grosseiro e sem tato.

Quando ganhou independência e maturidade, para salvaguardar sua própria saúde social, Mateus desenvolveu técnicas que o permitiram contornar sua característica, trazendo paz para seus amigos e amores. A primeira delas foi: mudar de assunto.

- Mateus, você gostou do poema que fiz?

- Ouvi a previsão do tempo hoje e parece que vai esfriar. Puxa, saí de casa sem pegar um casaco!

- Mateus, você terminou o trabalho que era para hoje?

- A oposição não tem dado trégua, acho que nas próximas eleições a briga vai ser realmente boa. Já tem candidato?

Esta técnica rapidamente se mostrou inadequada, pois as pessoas se irritavam e logo exigiam dele uma resposta objetiva. Então surgiu uma ideia muito interessante, que era elaborar suas falas sinceras de forma a torná-las mais palatáveis aos seus interlocutores:

- Mateus, você colou na prova?

- Digamos que consultei fontes extraoficiais...

- Mateus, está gostando da minha torta de goiabada com anchovas?

- Digamos que a graça do mundo está justamente na diversidade de sabores e opiniões...

- Mateus, você me acha gorda?

- Digamos que você tem algumas vantagens competitivas com seu invólucro adiposo caso uma nova era glacial venha a assolar o planeta...

Com o tempo, “Digamos que” na introdução de uma frase sua tornou-se a chave para que seus amigos percebessem que ele estava dizendo uma verdade que não era o que mais se desejava ouvir; e já saíam magoados, mesmo antes dele terminar sua fala. Muitas vezes até se afastavam dele, às vezes sem volta. Então Mateus inventou outra técnica, desta vez infalível: carregar nas tintas de suas respostas e travestir sua sinceridade de ironia, usando o humor.

- Mateus, você acha que esta blusa está adequada?

- Essa blusa aí? Caraca, está ridícula! E se o decote fosse um pouquinho maior, até o Stevie Wonder veria seu umbigo!

Depois de alguns segundos de silêncio, ele explodia numa sonora gargalhada, levando seu interlocutor a também rir e preferir considerar sua opinião uma brincadeira. De mau gosto, mas brincadeira. Todos saíam satisfeitos e não se falava mais nisso.

Tinha dado certo e por um bom tempo tudo ia às mil maravilhas - até o velório de sua sogra. O cunhado chegou-se a ele, à beira do caixão, consternado:

- Que grande perda, não é, Mateus?

- O QUÊ?? A velha já vai tarde, me azucrinou durante anos! Só espero que Satanás não se recuse a receber esse traste...

O pequeno silêncio, a gargalhada e... desta vez, para seu total espanto, ninguém sequer sorriu!

Quando conseguiu se livrar da perseguição daquela multidão enfurecida, saiu detrás do seu esconderijo esgueirando-se pelos muros da rua, pensando em outra estratégia para driblar sua problemática sinceridade. Quem sabe, fingir-se de surdo... Claro, desde que jamais perguntassem a ele: “Mateus, você está me ouvindo??”

.....................................................................................................

Este texto faz parte do Exercício Criativo com o tema: "Tem certas coisas que não sei dizer"

Saiba mais e conheça os outros textos acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/certascoisas.htm