"QUEIMANDO A ROSCA"

Quinzinho era aprendiz de padeiro.Seu Manoel, dono da padaria mais famosa da cidade, diariamente transmitia a Quinzinho as teorias da sua arte.

Passado algum tempo, seu Manoel decidira que seu aluno Quinzinho já estava pronto, havia chegado a hora de deixar de lado a teoria e começar a parte prática.

Seu Manoel, dono da padaria, orgulhoso de seu pimpolho, entonces solicitou a Quinzinho que lhe preparasse uma fornada de "rosquinhas".Quinzinho, por sua vez, todo saltitante, serelepe, envaideceu-se e muito rapidamente colocou a mão na massa, pois finalmente havia chegado a hora de mostrar um pouco do que aprendera.

Caprichoso, Quinzinho enfileirou rosca a rosca e com esmero a fornada foi colocada para assar.

Quinzinho calculou mais ou menos o tempo suficiente para tudo ficar pronto, enquanto isso, muito confiante, resolveu tirar uma pestana, porém como estava muito cansado, o que era prá ser rápido, virou um sono profundo.Aí o bicho pegou, o tempo passou, as roscas de Quinzinho assou, passou do ponto, queimou, queimou tanto que a fumaça levantou.O cheiro de queimado tomou conta da casa e parte da rua.Quinzinho foi acordado aos berros, o povo correndo, desesperado, gritando, até que o corpo de bombeiros fora chamado.O corpo de bombeiros chegou, o fogo apagou, a confusão acalmou e seu Manoel, dono da padaria sem nada entender indagou: O que aconteceu Quinzinho?Quinzinho envergonhado apelou: Perdão seu Manoel, botei minhas roscas no forno, fui desleixado, enquanto assavam, agarrei no sono, acordei agora com o povo gritando: Acorda Quinzinho tua rosca tá queimando.

Daí em diante, por onde o jovem padeiro passa escuta alguém sorrindo e fazendo a seguinte piada: Aquele é o Quinzinho, ele andou "queimando a rosca".

PauloRobertus
Enviado por PauloRobertus em 20/06/2012
Reeditado em 20/06/2012
Código do texto: T3733800
Classificação de conteúdo: seguro