"" EU QUERIA MUDAR A DATA........

Toninho, por favor e pela última vez...conversa com esta sua filha aloprada e vê se tira de uma vêz por toda esta coisa louca que ela agora colocou na cabeça...eu já não aguento mais isto, eu tô ficando lôca de pedra com este assunto...Toninho? Toninho? não me vire as costas...volta aqui Toninho, e fala com ela...já, agora....

Toninho, meu pai, nem bola deu pro que minha mãe falava, virou as costas e sumiu, como sempre fazia saía e sumia e quando voltava ela de novo tudo começava, falava, falava sem para para ele tentar me convencer a parar com aquilo que ela chamava de loucura mas para mim era da mais alta importância....

Mudar a data do dia do meu aniversário, o dia que nasci.

Eu estava nos meus dez anos quando queria mudar meu nome, meus avós e meu pai me convenceram...Amélia era um lindo nome, nome de música, de poesia...adorei, não troquei, não mudei, fiquei para a eternidade, como a outra da música, sendo Amélia...amo de paixão meu nome..mas...mas...

Eu estava nos meus treze para quatorze quando resolvi...vou mudar o dia do meu nascimento..odeio, tenho raiva, pensava eu, do dia 15 de junho...dia frio, sem graça, sempre que faço aniversário está frio de rachar mamona, aqui em Valinhos o frio é de lascar nesta época do ano....levanta cedo e tem até gelo lá fora, geadas, o sol fica fraco, os dias curtos as noites longas e frias e geladas e quando faço a festa tenho que fazer mais cedo porque senão ninguem vem, ninguem quer sair de casa com tamanho frio, e revolvi mesmo...vou mudar e a primeira pessoa a saber disto, como sempre foi a pobre coitada de minha mãe que deu um grito logo cedo quando estava preparando o café para me mandar para a escola e meu pai para o trabalho....

Aiiiiiii...me acuda Toninho, Amélia tá inventando mais uma...mais uma loucura, eu num guento Toninho , e Toninho, meu pai rindo e dizendo baixinho...'' guentaaaaa"""...ele aguentava, ela não.

Meus avós riram....a professora riu, as colegas riram mas o homem do cartório não riu não...ficou sério, pensando, pensando, chamou mais gente. muitos riram, outros olhavam para mim desconçolados, abanavam a cabeça e algumas mulheres xeretas e inchirias já telefonando para minha querida mamãeZinha que eu ouvia gritando pelo telefone...'' manda ela já pra casa...eu num guento mais ''...coitada!!!...cidade pequena de interior caipira pirapora dá nisto, todo mundo se conhece, todo mundo se comunica e quem não se comunica, eu queria me comunicar mas ninguem deixava, então eu só me '' estrumbicava''...como já dizia alguem na televisão e era a pura verdade...que ódio!!! o homem do cartório falou que isto era impossível, que eu não poderia jamais isto fazer...e eu sai dali gritando bem alto que iria procurar meus direitos, alguem que me ajudasse a minha data de nascimento mudar....nunca achei este alguem, procurar eu procurei...mas cadê a tal bendita pessôa?...alguem conhece? alguem sabe? ninguem!!!

E o tempo passou mas eu com aquilo na cabeça, fazia duas festas...uma no dia 15 de junho para contentar familia e amigos e outra no dia que eu tinha escolhido para me contentar...na de junho '' monte de gente '' na minha só eu e Deus...

E fiz 18 e nada consegui....fiz 21 e nada, nadica de nada de conseguir a fatídica data mudar...namorei trocentos advogados, juizes, policiais e o escambau e nenhum deles me ajudava..riam e me chamavam de louca, de demente...que nunca tinham ouvido isto falar,mudar a data de aniversário? não pode, impossível, nasceu e registrou? cabou!! tá registrado e ponto final...

E eu no começo ainda rebatia...'' e o nome pode? ''

E todos respondiam..."" dependendo da situação um juiz pode autorizar sim..''...e eu não desistia, insistia e nunca consegui.

Fiquei tendo duas datas de nascimento ...uma para o mundo e outra particular para mim....e só meu pai sabia qual era esta data tão importante para mim...morreu e nunca revelou para ninguem, principalmente para minha mãe que morria de curiosidade em saber mas eu nunca disse e nem ele...éramos dois danados, levados da breca em pregar peças em minha mãe..mas...mas...um dia...um dia...

Um lindo namorado amado, que contei esta coisa louca de minha cabeça, me perguntou depois que me amou....o por que ? disto tudo?...e qual é esta data tão importante?

7 de setembro, respondi eu.....

E por que posso saber? perguntou o lindo namorado amado

Pode, pode sim, claro que pode...e contei tudo, tudinho sobre a minha linda data do meu '' novo '' aniversário...7 de setembro

Independência, sem morte, ser livre, sem morrer nem por nada e nem por ninguem...ter um príncipe lindo, moreno bigodudo com a espada levantada na mão te olhando de cima do cavalo branco e te pedindo com a outra mão livre...'' vem...vem...minha linda, vem comigo vem..'' e voce louca, louquinha, indo...indo, subindo, no garupa do cavalo branco se assentando e na cintura do lindo príncipe se segurando e ele te levando para nem sei onde...pros confins do mundo galopando seu corcel da cor das nuvens do céu, e voce sorrindo, sorridente, feliz e nem se importando com que os '' outros e outras '' estão pensando ( que isto é coisa que não faço mesmo...credo!!! )...e assim os treis, o príncipe charmoso, a mocinha taradinha e o corcel fogoso sumindo no azul do céu...aiiiii!!! qui lindo e depois de tudo isto tem mais...passar as tropas em revista, fazer os soldados baterem continência para o lindo príncipe amado e charmoso e piscarem os olhos para a linda princesa que está quase quase na hora de rainha se tornar...afinal, que mulher quer ser princesa pela vida toda?...o objetivo é ser rainha, reinar, mandar e ser obedecida, fazer os lindos beijarem as mãos e outros lugares tambem...rosto, por exemplo, é um dos locais, lábios e '' etc e tal '' tambem....e 7 de setembro tem parada, marchas e soldados, festas e churrascos, alegria de montão,geralmente faz um dia lindo, com sol gostoso, é feriado, familias e amigos reunidos neste dia tão lindo para mim e todos os que moram no país varonil...foi por isto que este dia escolhi...sou patriota da gema.

Sabia que quando assim terminei de falar o lindo mancebo amado já estava na porta da rua todo todo de roupa '' trocado'' e me dizendo adeus?...desaforado!!! e teve a petulância de me ligar dias depois...atendi, fazer o que? e de novo o recebi e cedi...sou festeira mesmo!!! ou melhor acho que sou é boba...ou seria outra coisa pior, tal como...louca de pedra tarada?

Posso ser tudo, tudo o que dizem, tudo o que pensam, tudo o que não dizem, tudo o que nem pensam, mas de uma coisa eu não abro mão...do dia do meu aniversário...7 de setembro...chova ou faça sol, tenha eclipse ou não...não importa, é o dia do meu aniversário e acabou...acabou para mim que para minha mãe ...coitada!!! não se conforma com mais esta loucura minha, diz que sofreu tanto nove meses, que amou o dia que nasci, que estava frio pra caramba e o hospital era gelado, tudo era gelado e eu era a unica coisa quentinha naquela noite enrregelada que ela segurou nos braços e eu queria, queria não...quis e consegui mudar a data do dia que nasci, não no cartório claro, mas hoje em dia ninguem mais me felicita no dia 15 de junho..todo mundo sabe, é dia 7 de setembro, quem vier com história de 15 de junho já sabe, leva desaforo e porisso ninguem nem tenta...no dia 7 de setembro sim...aceito os parabéns!!

Até minha mãe...tadinha, vem bem quietinha com seu presentinho nas mãos neste dia...sorri, me beija e me deseja felicidades...que linda!!!...mas dona Eulália, minha visinha, me contou que no dia 15 de junho minha mãe comemora soZinha...tadinha!!!

==================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 30/06/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3752906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.