Por que abandonaram o vinil?

- O estranho geral dessa passagem é que abandonaram completamente os discos.

- Pois é.

- Aquele que cuidava tão bem dos long-plays a ponto de lavá-los com cerveja...

- Descartou a preciosa discoteca no lixo. Com encarte e tudo.

- Esplêndidos encartes. Bons tempos.

- Vai dizer que é saudosismo?

- Modera. Apartamentos onde habitavam grandes discotecas foram desocupados da noite para o dia.

- A loja de discos com seu dono, fornecedor da mais longa memória sentimental aos clientes, encerrou atividades.

- Por quê? Quem é que sabe?

- Sinto-me incapaz de compreender porque abandonamos o vinil. Foi uma escolha civilizatória próxima de todos porque modificamos o padrão da técnica desprezando a essência básica primeira.

- Ficou visível.

- Ficou patente.

- É estranho. Poderiam ouvir um disco entre milhares de opções excelentes e logo um CD, mas suprimiram a hipótese, romperam com a reciprocidade afetiva diante da primeira variante. Dava para conjugar. Os discos permaneceriam aliviados na sala dos líricos, voluptuosos. Os Cds dispostos ao modo atual.

- Concordo plenamente. Creio que o toca-disco leva grande vantagem porque permdite uma palhinha do cantor somente no refrão que ficava na metade da faixa, lado B.

- É. Dava para curtir refrão pelo cálculo mental da faixa.

- Boa! Agora estão perdendo para o pen-drive?

- Tem esse negócio de baixar...

- Pense nisso: Os nossos antepassados abandonaram o vinil rapidamente. Isto é um mistério!

**********************

( Ao fundo uma música dramática com samba – Do vinil para o CD. O show.)