UMA LIÇÃO DE CIDADANIA

-- Mãe,, a professora disse que o hino nacional está todo errado.

—Não pode ser. O hino foi escrito por Duque Estrada, Um duque! E agora vem essa professora querer corrigir como se soubesse mais do que ele.

—Pois é. Ela disse que o certo é: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

—Que absurdo! Desde quando margem de rio ouve alguma coisa?

—Então ela disse que D. Pedro deu um grito tão alto que o pai dele, lá de Portugal ouviu, ficou com medo que ele o matasse e deu o Brasil de presente para ele. D. João era muito rico, pois além de Portugal tinha o Brasil e mais uma porção de colônias.

-- Mas que rei medroso!

-- Também, Mãe, ele levantou a espada e gritou "Eu te mato!"

—Credo! Matar o próprio pai! Que horror!

—Não, Mãe! Ele não ia matar nada, estava só blefando. D. Pedro foi malcriado, mas se não fosse ele até hoje a gente ia ter que dar todo nosso ouro para Portugal.

—Até as joias? As alianças?

—Acho que sim

—Quando eu estava na escola a professora dizia que D. Pedro foi um herói, não me lembro por quê.

—Isso eu também não sei.

—O que mais a professora disse?

—Que dia 7 é feriado e nós vamos ter mais um fim de semana prolongado.
 
789515.jpg


Este texto pertence ao Exercício Criativo “AS MARGENS DO IPIRANGA”
Vejam os demais textos
http://encantodasletras.50webs.com/asmargensipiranga.htm
 
658103.gif
 
Maith
Enviado por Maith em 03/09/2012
Código do texto: T3862874
Classificação de conteúdo: seguro