'' CARPIDEIRAS ''

Li um texto aqui no Recanto, em Humor, da Ceiça Lima, e adorei...brincava o texto com o fato de muitas pessoas não serem contratadas por não terem um Curriculum Atualizado, este o nome do texto, ri, me diverti bastante e deixei um comentário lhe dizendo que faltavam alguns.

Como era muito cedo ainda fui tomar meu café sossegada sentada na varanda dos fundos e fiquei ali ainda rindo e achando graça nos nomes, novos , das profissões ...um barato!!! e me lembrei de uma coisa engraçada...

Carpideiras!!!

Carpideira Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pesquisa:

Carpideira é uma profissional feminina cuja função consiste em chorar para um defunto alheio. É feito um acordo monetário entre a carpideira e os familiares do defunto, a carpideira chora e mostra seus prantos sem nenhum sentimento, grau de parentesco ou amizade com o defunto ou seus familiares

A profissão existe há mais de 2 mil anos.

No Brasil, as carpideiras chegaram junto com a colonização portuguesa.

Inicialmente o pagamento não era feito em dinheiro, mas com bens da família do defunto.

Com o tempo a profissão foi se regulamentando e as carpideiras passaram a exigirem pagamento em espécie, caixa, dinheiro 'a vista e antes do velório, porque muitas familias as contratavam e prometiam pagamento para depois do enterro e não pagavam dizendo que elas não haviam chorado o suficiente. Pobres!!!

Itha Rocha é a carpideira mais conhecida no Brasil.

Já chorou em velórios de pessoas tais como a Lady Diana e Clodovil Hernandes e chega a ganhar até 300 reais por trabalho.

---------------------------------

Quem duvidar disto pode ir no site...Carpideiras da Wikipedia e verficar '' in loco ''....coisa de loco sohh!!!

E aqui na minha cidade existia muito disto, e ainda existe, só não sei se elas recebem dinheiro, presentes, ou qualquer coisa, mas que existem existem...eu já vi com estes olhos que a terra há de comer e tambem minha mãe com os delas..e olha que somos duas zoiudas das maiores...

Vemos tudo, olhamos tudo, principalmente em enterros e velórios, comentamos de tudo, desde o cheiro de perfumes que algumas sirigaitas estão usado, muito forte demais para aquele momento e hora e a fofoca correndo solta...'' tambem, pudera!!! olhe quem é...a amante do defunto...semvergonha!!!...'', das roupas...ai da coitada se vai no enterro ou velorio usando cores fortes e curtas e decotadas, ou degotadas, sei lá...vira um prato cheiro...e dai vai.

Os comentários só ali ohhh, meio no silencio, a coisa meia velada, mas a mulherada só ali no falatorio...e sempre tem umas senhoras meio velhinhas, que parecem santinhas boazinhas e ficam ali chorando e rezando de olhinhos bem fechadinhos, parecem até que estão é se comunicando com o finado defunto...tão nada, danadas!!!

Tão escutando tudo, vendo tudo e fingindo que estão chorando, choram baixinho, dão uns suspirinhos gostosinhos, levam o lencinho branquinho no nariz, assoam, ficam de olhos vermelinhos as danadinhas, acho que levam cebola no meio dos lencinhos e estão sempre em duas, uma ao lado da outra, dando fôrça e alento, e quando uma se levanta a outra se levanta junto e vão até o defunto e ficam por ali com cara de maria-piedade, balançando a cabeça fingindo dor e sofrimento, passam a mão na cabeça e nas mãos do defunto, e se uma desaba em cima e no choro a outra a conforta e chora junto e olha para o povo como dizendo...'' coitada...coitadinha '' e tem gente que chora junto com elas, ficam com pena, tem pessoas que não aguentam isto ver e saem da sala do velório em prantos...minha mãe é uma delas.

A marvada sabe que é tudo fingimento mas mesmo assim entra no clima e sofre, sofre, sofre demais junto com todos os demais, me dá uma '' reiva '' isto, dou cutucões nela, ela me olha feio e chora mais alto ainda só para me atazanar...saio de perto, vou lá fora espairecer e quando volto ela ainda está chorando, mesmo que as carpideiras já pararam um pouco minha mãe não...credo!!!

E tem tambem as xeretas de casamentos, mas esta por enquanto não é profissão não, é xeretisse mesmo, e das maiores.

Aos sábados 'a tarde sempre tem casamentos na matriz.

E pode ir-se lá conferir...tem sempre umas '' descascadoras de batatinhas '', como eu as chamo...uma vez em um casamento de uma amiga, vi duas..vi sim, juro que vi...as duas sentadinhas ali no ultimo banco da igreja, bem juntinhas, vestidinhos surradinhos, havaianas nos pés, uma de lenço na cabeça, a outra de bobs cobertos com um lenço, bem simpleszinhas mesmo, e com uma faquinha descascavam batatinhas e ficavam no buchicho de quem entrava e saia e olha que era um casamento dos mais chiques.

Há uma foto no album da minha amiga em que as duas lindas aparecem, foi quando minha amiga saia da igreja de braço dado com seu novo marido e o fotografo, acho que de propósito e para deixar gravado para a eternidade e posteridade bateu a foto..

Minha amiga quando viu não queria por no album, mas o marido, eu e outras amigas a convencemos e ela colocou...hoje serve de gozo e risadas para a filharada dela...e tem uma filha dela que logo vai se casar e ficamos brincando que as '' duas lindas descascadoras de batatinhas '' vamos convidar...ela desconjura, mas ri e diz que até gostaria que é para a tradicão da cidade continuar...mamma mia!!!

Se alguem souber o nome desta profissão...olhadeiras de casamentos alheios em que não foram convidadas, me conte e eu prometo que publico...juro!!!

Agora, quanto as carpideiras choradeiras em velorios e enterros alheios de defuntos desconhecidos,desconhecidos para elas, elas existem sim, se existem...pesquisem e se divirtam.

Eu pesquisei e me diverti , e muito.

Tem vários sites, e no Youtube tem um video da carpideira mais famosa do Brasil , linda...amoela!!, a Itha Rocha que é demais da conta, hilário demais...assistam e se divirtam...bom proveito.

Me escrevam contando se na sua cidade existe esta profissão...adoraria saber....sou curiooooosaaaaa!!!...e adoro carpideiras, me divirto com elas ....lindas!!! deveriam ganhar muito mais , muito...,mas afinal, pensando bem até que naõ...afinal chorar é fácil fácil, ainda mais para a mulherada...choronas que somos fica nada dificil fingir e chorar só mais um pouquinho, choramos por qualquer coisa, quando queremos um rico presente....uma roupa nova, um anel de '' di amante '', que de esposa nenhuma de nos queremos, magina!!! anel de esposa....anel que nos obriga a lavar, passar, encerar e ainda por cima aguentar cada coisa...eu heim!!! anel '' di amante '' não, amante está sempre linda e bonita e disponivel para o que der e vier.

Prefiro.

Prefiro tambem um dia se pensar em mudar de profissão em ser carpideira...eu acredito que daria uma das boas...hehehehehe.

==================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 13/02/2013
Código do texto: T4137574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.