A ROUPA DO PAPA 2

 
Casula
Para que serve?
A casula simboliza a sujeição do Papa a Deus como um fardo que não é pesado, mas pode até ser, dependendo da força/resistência do papa. Apesar de ela ter cor apropriada para cada ocasião, nunca soube de o papa estar de rubro-negro em dias que o Flamengo ganhou. 
A casula possui duas variações  - casula gótica tipo manto longo e casula romana, uma espécie de colete, e 3 tamanhos - pequeno, médio e grande,  porém dependendo do  tope do papa, pode até ser XL, ou mesmo XXL .
A casula sempre possui uma cruz nas costas e há uma cor específica para cada período do ano e para cada ocasião. Consta que os calendários com fotos de mulheres nuas teve origem nessa rotina adotada para  as cores da casula . A casula vermelha, por exemplo, é usada no Domingo de Ramos, no Domingo de Pentecostes (porém não é usada pelo Domingos Oliveira) e  na Sexta-Feira Santa e em datas excepcionais. Já a casula roxa é usada antes do Natal e na Quaresma. Essas casulas especiais são como as escort girls especiais e a casula verde - nada a ver com ecologia - é a mais usada durante o ano, ela é utilizada no chamado Tempo Comum, tipo chacretes do Faustão.....

Solidéu
Primeiro - o que vem a ser?
O Solidéu é uma espécie de chapéu, o tal chapéu pontudo, muito parecido com aquele usado pelos judeus que usam este tipo de chapéu.
No início do início, quando antigamente era uma palavra recente, o Solidéu era usado como proteção contra o frio, no frio, mas a peça acabou se tornando um símbolo de hierarquia, quanto mais “soli” mais “déu”. Esse nome veio de um certo religioso chamado Soli que era meio destrambelhado sexualmente falando e gostava de usar chapéu, surgindo a expressão “Soli deu”, que acabou virando Solidéu.
O Solidéu não é usado somente pelo Papa. Cardeais, Bispos (não confundir com o jogo de xadrez, até porque cavalo, torre e rainha não usam, o mesmo se pode dizer do Macedo) e Abades também o usam, ou mesmo qualquer gaiato que queira se fantasiar de papa (pode encomendar um). Mas na cor branca, só o Papa – bom motivo inclusive para o Papa mostrar a sua cara em anúncio de sabão em pó. Os Bispos e Abades utilizam os de cor roxa, já os Cardeais usam os de cor vermelha. Flamenguistas usam vermelho e preto no carnaval. O Solidéu é um dos itens mais usados pelo Papa, mas, no momento das orações mais solenes, ele deve ser retirado, bem como em atividades mundanas como tomar banho e dormir. "Marcou o maior solidéu" é equivalente a "marcou a maior touca", ou "dormiu de touca", isso lá entre o pessoal da Cúria....
Karpot
Enviado por Karpot em 19/03/2013
Reeditado em 17/12/2014
Código do texto: T4196627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.