AINDA A ROUPA DO PAPA
Continuando a nossa série "a roupa do papa", motivada pelos instigantes sapatos vermelhos do único papa hemérito, abordaremos agora mais 3 tipos de traje.

Traje Comum

O traje comum, como o nome está dizendo é comum, tipo uma  roupa comprada numa C&A, mas roupa de papa, para o papa. É o que ele usa para atividades mundanas como escovar os dentes, cortar unhas, etc. Consiste numa batina branca lavada com aquele sabão em pó de comercial - aquele que lava mais branco. Parece que o papa não é um papa no judo, pois a faixa que usa na cintura é branca ( de iniciante.... ) e também porta um cordão amarrado na cintura, não sabemos a qual esporte esse cordão se refere. Nos ombros ele usa um amito, seja lá o que isso for e o tal sapato vermelho. Contrastando com o traje comum tem o traje incomum, mas que é tão incomum o papa usar que não temos elementos para descrevê-lo.

Traje Ordinário

É o traje usado para encontros políticos. O pessoal do Vaticano não deve gostar muito desse tipo de gente, a julgar pela qualidade do traje..... ordinário..... não entendo porque insistem que o papa vista roupas ordinárias compradas na pechincha, de qualidade pra lá de duvidosa... e consiste em batina, estola e mozeta, nome esse que está mais para objeto vendido em pornoshop.

Traje Solene

Esse traje só é usado em ocasiões muito especiais, como missas solenes, beatificações e encontros clandestinos com mulheres lindas.
No Traje Solene, a tradicional batina branca fica por baixo da casula, que geralmente cobre boa parte da vestimenta do Papa. Também compõe o traje a estola, que é uma faixa de cerca de 2 metros, altura de jogador de basquete - com símbolos litúrgicos. O Traje Solene também é composto pelo báculo (consulte no google o significado), e a mitra, espécie de chapéu comprido pontudo, com bordados dourados. A mitra é o maior símbolo do poder do Papa, o que, pensando bem, acaba sendo uma espécie  de adereço de fantasia de escola de samba.

Karpot
Enviado por Karpot em 27/03/2013
Reeditado em 17/12/2014
Código do texto: T4210026
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.