PIMENTA

Adoro a danada! Cumari, Malagueta, Bode, Balãozinho, todas elas... Seu aroma, seu ardido me levam às nuvens...

Tenho algumas que eu mesmo curto em Pinga, Azeite, Vinagre. Todas são especiais, escolhidas e manuseadas uma a uma, depois de preparadas, são acondicionadas de forma a ficarem lindas em seus vidros!

Algumas para o cotidiano, carnes, aves, molhos e outras para ocasiões especiais como festas, ou para curiosos e apreciadores. Sempre acontecem cenas hilárias, por isso mantenho sempre um copo grande com água e açúcar para estas ocasiões.

Mas!...

Certa vez um amigo veio visitar-me na hora do almoço, convidei-o para me acompanhar e depois de alguma frescura concordou. Mesa posta, salada, arroz, feijão, bife e purê de batatas. No galheteiro tinha: Azeite, sal, vinagre, pimenta do reino e uma pimentinha ardida, mas nem tão ardida, muito mais cheirosa que ardida (no meu entender). Sempre colocava duas ou três unidades no prato, amassava, misturava com feijão e... Que delicia!

Meu amigo vendo meu ritual se animou e pegou uma, gostou e pegou duas, três, quatro, forrou o prato! Vendo aquilo perguntei se ele gostava de “Mais Forte”, ele disse que adoraria! Peguei um vidro da mesma espécie, só que curtida no azeite, estava guardada há bastante tempo, alertei para colocar só o “Caldinho”. Ao destampar o vidro, exalou um ardume que fez com que saísse lagrimas em meus olhos.

Fui buscar água com açúcar quando escuto:

- Puta que o pariu! Isto aqui é o caldo destilado do inferno, é um acido, ta me corroendo a boca, to sentindo os dentes dissolverem, quero só ver como este trem vai passar pelo “Lordo” pra sair...

- Ponha a água na boca, boceje e taque fora, o açúcar vai ajudar...

- Ajudou porra nenhuma, até as lagrimas estão ardidas, se peidar fura as calças.

Isto é veneno de Cascavel com Mijo da minha sogra, prefiro as pedras nos rins...

- Mais água com açúcar que vai passar...

- Vai passar o escambau, vou ficar seis meses sem comer, nunca mais como esta bomba atômica, minha queimação estomacal se transformou em úlcera, minha válvula de Hiato virou ditongo...

- Coma açúcar puro... Ta melhorando?

- Ta!... A CIA tem participação nisso? Deve ser algum composto pra sabotar o inimigo...

- Não! Foi conservada no azeite e...

-No azeite? Até o vidro ta quente... Você fez de sacanagem, agora fala, como você fez isto?

- Foi conservada no azeite e...

- Fala serio! Você tem parte com o Demônio, não existe nada assim na face da terra...

- Nada disso! Só azeite... Acho que tenho uma mais ardida que esta, vamos dar uma olhada?

- Deus me livre e guarde! O que pode ser pior que isto?

- Tome outro prato e talheres, vamos começar novamente...

Cesão
Enviado por Cesão em 08/04/2013
Código do texto: T4230343
Classificação de conteúdo: seguro