Tautologia

Nada tem a ver com tato, nem com tatuagem, muito menos com tatu.Um tautólogo seria uma pessoa que entende disso (não é um estudioso de tautos, uma espécie de tatu). Já tautolugar (ou tautologar) é uma atividade complicada, depende muito do lugar, aliás o nome já diz isso. Também adianto:não me venham com terminologia de computador.... login, logar. Então fica a pergunta tautológica, que é muito mais tauto do que lógica: o que vem a ser a tal da tautologia?
Existem palavras de uso apenas em certos ambientes como epistemologia, ontologia, iconoplastia (não é pras tia.... "as tia" nada tem a ver com isso). Prosopopéia é utilizada erradamente como sinônimo de "presepada".
Havia uma criada que frequentava a minha casa que falava, ao invés de " Deus me livre e guarde" - "Deus me livre do guarda". Prefiro que me livre dos assaltantes.
Mas voltando ao pleonasmo....ih, entreguei.... é sinônimo de pleonásmo, que não vou explicar o que vem a ser....
Exemplos:
- planos para o futuro. Você conhece alguém que faz planos para o passado?..
- criar o novo.  Alguém consegue criar algo velho?
- habitat natural. Todo habitat é natural.
- conviver junto. É possível conviver separadamente ???
- sorriso nos lábios. Sorriso em que outro lugar pode aparecer?
- despesas com gastos. Despesas e gastos são sinônimos!
- monopólio exclusivo. Se não fosse exclusivo não seria monopólio.

Também podem ser citados : goteira no teto, labaredas de fogo, encarar de frente, ganhar grátis, países do mundo, exultar de alegria e viúva do falecido.

Mais sobre Pleonasmos  clique aqui
 

Karpot
Enviado por Karpot em 09/04/2013
Reeditado em 08/02/2015
Código do texto: T4232070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.