TOP 10

As Frases Mais Populares nos Filmes Americanos




 
Todo mundo sabe que Hollywood possui as maiores indústrias cinematográficas do planeta e que lá é sede de grandes produções com efeitos especiais de última geração, equipe altamente qualificada e cachês milionários. Não tenho ideia de quantos filmes os americanos produzem anualmente, mas tenho certeza de que são muitos. Particularmente prefiro os considerados cult, que são em sua maioria estrangeiros, mas isso não quer dizer que eu ignoro os campeões de bilheteria por completo e, diga-se de passagem, vários deles são muito bons.
 
Nos momentos em que eu dediquei minha atenção a esses filmes constatei que os roteiristas lançam mão de várias frases que com o passar do tempo vão se repetindo mais e mais, sem que nós - ou até mesmo eles - percebam. Seria impossível falar de todas, mas tentei elencar, de forma bem-humorada, as primeiras que vieram a minha mente. Vamos a elas?
 
10) Toc-Toc.
 
- Toc-toc
- Quem e?
- Sou eu.
- Eu quem?
 
Eu nunca entendi a graça nessa brincadeira, deve ser algo cultural, mas o fato e que se o filme tiver crianças, e provável que esse diálogo apareça.
 
9) Você me tornou uma pessoa melhor.
Hum, essa e uma jogada de mestre, hein? Arrebata qualquer coração pois trata-se de uma frase inteligente: diz respeito não apenas a sentimentos mas a condutas. Ouvi pela primeira vez em Dirty Dancing, depois ela ganhou forca em filmes mais recentes, como Um Amor para Recordar. Veja a cena: a protagonista está em seu apartamento, totalmente abandonada, se empanturrando de sorvete, chocolate ou pipoca, checa em vão a secretaria eletrônica e e-mails  (bem Diário de Bridget Jones) mas aí a campainha toca e, bang! É seu ex. Na porta mesmo ele lança aquele discurso de reconciliação, diz que está arrependido, que a vê em cada rosto que encontra, que se pudesse voltaria no tempo, que a ama e quer ela de volta porque ela o tornou uma pessoa melhor. Ai vem o beijo de final feliz e a musiquinha romântica - ela e perigosa, se você ouvi-la, corra para a luz ou fuja para as montanhas!
 
8) Tenho certeza de que ele é uma pessoa de sorte.
Que bela resposta pra dar quando se leva um fora, não? É muito triste: o sujeito aborda a moca, ela diz que tem alguém, ele dá um sorriso amarelo e diz: tenho certeza de que ele e uma pessoa de sorte. Fico me perguntando se no mundo real alguém - em sã consciência - diria isso. Seria preciso ter um estado de espírito muito elevado e eu ainda não cheguei lá. Mas estou tentando ser uma pessoa melhor.
 
7) Calma, foi só um pesadelo.
Bem comum nos filmes de terror em que a criança tem um pesadelo e seu pai/mãe aparece para acalmá-la. Só que nesse tipo de filme o pesadelo pode ser real. Também acontece quando o personagem (criança ou não) tem um pesadelo dentro do pesadelo, aí, como se não bastasse, a gente ouve a frase duas vezes.
 
6) Tem certeza?
Essa frase e dita antes do sexo, principalmente se a parceira for virgem e o parceiro um cavalheiro. Acho bem legal. Mas se ela for dita por um casal experiente fica meio estranho, não? Já vi filmes em que o casal vai tirando a roupa, a mulher dá todos os indícios que está a fim, começa a tocar a musiquinha sensual (essa é outra), então, sem mais nem menos, ele para tudo e faz a grande pergunta filosófica: você tem certeza disso? Amigo, que tal perguntar aos universitários?
 
5) Olha pra mim, fica comigo!
Foi o que a Whitney Houston disse ao Kevin Costner quando o personagem dele levou um tiro por ela em O Guarda Costas. Para funcionar, o tiro tem que ser no coração do valente - olha a ironia - daí a amada corre até ele (em câmera lenta, cabelos ao vento), de joelhos segura-o em seus braços e, aos prantos, diz: fica comigo. Mesmo assim ele morre (roteiristas são bem cruéis mesmo), ela fecha os olhos dele, começa a niná-lo, e a câmera se distancia.
 
4) Me dê cobertura.
Essa e bem engraçada! É dita nos filmes de ação, principalmente nas produções policiais dos anos 80. Uma equipe é designada a uma missão impossível e no grupo sempre tem um heroi que se destaca, ele é todo revoltadinho ou tem humor negro e a equipe não vai com a cara dele. Ele está pronto para impedir o lançamento de um míssil, vingar a morte da família ou do parceiro, combater o terrorismo, parar um trem desgovernado ou combater as tropas inimigas. Enquanto a equipe ainda planeja o ataque, o apressadinho  diz me dê cobertura na surdina, sem ninguém esperar. Então ele sai da toca e feito um doido começa a atirar e a dar cambalhotas atrás de carros ou rochedos. Mas não se preocupe, após muitas mortes, tiros, sangue, caretas e cambalhotas ele sobrevive. Campeões dessa frase: Mel Gibson, Eddie Murphy e Bruce Willis
 
3) Quanto tempo eu tenho?
Para os fãs de Grey's Anatomy e House esse é um prato cheio, mas ela também é bem comum nos filmes. Essa e a frase que o paciente diz quando sabe que tem uma doença incurável. Frases como 'sinto muito' e 'ha vários tratamentos alternativos' também são corriqueiras.
 
2) Não é nada disso que você está pensando!
Constrangedor demais. Flagrantes de traição precisam ser comentados?
 
1) Eu te amo.
Tão romântico! Essa é uma frase de efeito geralmente dita ao final do filme. Imagine a história: um personagem está inseguro sobre os sentimentos do outro durante toda a trama e, antes que os créditos subam na telinha, ele é surpreendido com um 'eu te amo' seguido de um 'quer casar comigo'. Então vem o beijo, literalmente cinematográfico, acompanhado de uma musiquinha (sim, aquela musica); começa a chover (mas ela não se importa com a chapinha), a câmera se distancia e mostra os dois em meio à multidão.
 
 
 
Bem, esse foi meu top 10, espero que tenha gostado. E você? Lembrou-se de mais alguma frase? Comente!

 
Márcia Jordana
Enviado por Márcia Jordana em 15/05/2013
Reeditado em 15/05/2013
Código do texto: T4291906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.