CARRO TAMBÉM É GENTE


Tem pessoas que se preocupam de mais com elas mesmas não se importando com
as outras a sua volta e nem dão a mínima para o seu próprio carro. Outras se preocupam mais com os carros e se esquecem delas, deixando a saúde para segundo plano. Há pouco tempo fiz alguns exames de rotina e deu tudo normal. Só o meu carro que não anda bem, me deixando um tanto apreensivo... Ele estava reclamando dos pneus carecas, do farol de milha esquerdo que não está acendendo; as pastilhas que estão gastas, resumindo: preciso levá-lo para um diagnóstico. Tenho certeza ser nada grave, ele vai se sair bem dessa. Não é falta de cuidado, mas sabe como é, quanto mais mimo, mais fica exigindo atenção. Na verdade, andei deixando-o de lado, porque ele andava meio metido; se achando...agora ele está percebendo que precisa de mim, e não aquela coisa que só eu que preciso dele. Aos poucos ele vai aprendendo a lição. Apesar de ter correspondido as expectativas, ele não é de ficar reclamando, também não se mistura e nem se compara com outros carros da categoria que são mais velozes (ainda bem). Não gostaria que ele entrasse para o grupo de "velozes e furiosos". É um grupo de risco, imagine ele querendo concorrer com outros de maior torque, robustez, motores possantes, cilindradas...

Por isso que eu sempre o aconselhei a se comparar com ele mesmo, assim nunca
se sentirá diminuido diante dos demais, porque tem aquela coisa: quando nos
comparamos com alguém, sempre vamos encontrar alguém que seja melhor do
que nós. E depois, se o trânsito está parado todos se igualam, nenhum carro é melhor que o outro. Ta certo que alguns podem ter mais potência, conforto mas e daí? Existem motoristas afoitos que acreditam que estão disputando um "Grande Prêmio". Carro foi feito pra levar ao destino, ir e voltar. Eu acho que com essa quantidade de radares em cada esquina nas grandes cidades nem vale a pena arriscar chegar primeiro. O importante é chegar ileso. Sinto que em parte meu carro tem razão; eu que ultimamente tenho andado meio durão, só não quero que ele perceba que eu tenho coração mole, porque se eu demonstrar fraqueza ele vai se aproveitar da minha bondade. Apesar de ser uma máquina e se alimentar de água, óleo e combustível, carro também tem sentimentos, como alguém me disse: "carro fica com a cara do dono". Pelo menos o meu não se acostumaria com outra pessoa sentada alí no meu lugar dirigindo; creio que ele ia fazer manha, falhar na hora de pisar no acelerador, mostrar corpo mole; tossir demasiadamente demonstrando uma gripe, ficar com o para-brisa embassado e dizer que é conjuntivite, sei lá, podia até alegar que contraiu algum vírus ou, dizer que não tem culpa de nada se o posto reabasteceu com combustível batizado. No fundo, acredito que seja personalidade entende, meu carro tem um gênio forte, complicado, as vezes, eu penso que ele age como uma mulher na TPM, tem que saber lidar, tratá-lo com cuidado e não ficar formulando perguntas fora de hora; acelerando demais, porque tem dias que eu vou te contar, nao sei se sou eu ou é ele que se irrita com facilidade.

Na minha modesta opinião, a gente acaba se acostumando. apesar de perceber que se existisse uma terapia de grupo para carros, ele se sentiria melhor, com autoestima elevada, reconhecendo seu valor. Já reparou como o carro fica na oficina naquele elevador quando precisa de uma revisão? Parece uma clínica de
relaxamento, deixando as rodas largadas, à vontade, recebendo aquela atenção técnica e computadorizada. Eu prometi a ele que amanhã sem falta vou levá-lo para fazer esses reparos. Vou aproveitar porque durante a semana fica complicado, só espero não deixá-lo viciado em oficina, apresentando alguma anomalia. Eu tive um carro (que o 'Ferro Velho' o tenha) que não podia ver uma oficina, sempre que eu passava em frente aquela oficina onde sou cliente, ele tossia, falhava, simulava defeitos para que eu entrasse só para ser examinado pelo mecânico. Dir-se-ia que nos seus últimos dias agia como se fosse hipocondríaco. Nem apelando para "São Desmanche", protetor dos carros velhos e corroídos foi possível salvá-lo. Vou te confessar uma verdade: (espero que meu carro atual não ouça nem desconfie do
que estou escrevendo aqui)
_Eu gosto da forma que ele se comporta.

Ele não é um importado de luxo, mas está de bom tamanho porque só eu que ando nele, então, ele também não tem do que reclamar. Acho que ele ficaria triste se não fosse eu independente, solteiro. Tivesse eu uma familia enorme que gostasse de passear...com certeza ele morreria de tristeza; entraria em depressão, com grandes  chances de adquirir a síndrome do pânico, enfatizando algum distúrbio
neuropsiquiátrico se tivesse que carregar (imagine): 'A Sogra' pra cima e pra baixo. Bem, é isso, vou falar mais nada não, desconfio até que meu carro tem sensores de escuta "à distância". ( acredito que ele advinha até pensamento...) Mas e o seu carro...está andando bem?... Você por acaso tem feito as revisões periódicas?

E quanto aos pneus, estão carecas ou você ta nem aí?Agora imagine seu carro na garagem, sabe-se lá o que ele está pensando...Não importa se ele é grande ou pequeno, se é forte, fraco ou ingênuo (ou se você nem possui...) Acredito que depois de ler esse texto você vai olhar para o seu carro com outros olhos...E, se você ainda não possui um, vai sonhar com aquele carro que pretende ter, sabendo que carro também é gente...Ops, tenho que ir, o alarme do meu carro está disparando...(O que será que ele quer dessa vez?) Depois dizem que carro não tem sentimentos, eu heim, FUI!!!
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 08/07/2013
Código do texto: T4377119
Classificação de conteúdo: seguro