AZARES DA VIDA

I

Numa escola primária algures em Tete, Moçambique, corria o mês de Abril do ano de 1967, os meninos ouviam com atenção a professora recomendar sobre o que fazer quando acontece uma mordedura de cobra.
- Quando algum menino é mordido a primeira coisa a fazer é alguém chupar o veneno e cuspir, para que ele não entre na corrente sanguínea e possa fazer muito mal, até matar...
A meio da tarde, durante o recreio, o menino Matumbino correu a chamar a professora, aflito.
- Pofessôa, pofessôa, vem depessa, vem depessa, minino foi mordido por cobra má.... Ai morre, morre ...
- Onde é que ele está?
- Tá ali no capim... Ai morre, morre...
Rodearam umas moitas onde o capim era mais alto e viram o acidentado, em calções tal como o colega, torcendo-se no chão com dores.
O menino Matumbino olhou o colega e disse:
- Pofessôa, ajude-o, ele tá febil, com muita dô.... Ai morre, morre...
- Ò Matumbino, porque estás sempre a dizer "Ai morre, morre"?
- Pofessôa, a cobra modeu na pilinha dele... Ai morre, morre...
A professora olhou para o menino que se contorcia no chão e disse, abanando a cabeça com pesar:
- Ai morres, morres...


 
II


Conta-se que num dia quente de Fevereiro de 1970, o general Spínola visitou o hospital militar na capital da Guiné, Bissau. No final da visita entrou numa camarata mais isolada onde jaziam, deitados em camas de ferro, oito soldados portugueses. Iniciando a visita pela primeira cama, perguntou o nome, a naturalidade e por fim qual a enfermidade que o fazia estar ali.
- Meu general, estou com forte crise de hemorroidal.
- Então e qual é o tratamento?
- Umas pinceladas de mercurocromo *, meu General.
- Está bem. As melhoras, meu rapaz.
Continuou com a visita e verificou que os seis pacientes seguintes tinham os mesmos sintomas e por conseguinte seguiam o mesmo tratamento.
Finalmente, chegando à cama do último soldado, fez-lhe as mesmas perguntas.
- Então, meu rapaz, o que tens? Também sofres de uma crise de hemorroidal?
- Não, meu general. Tenho uma amigdalite. E o tratamento é feito com base numas pinceladas de mercurocromo.
- Noto que estás com ar muito triste... O que posso fazer por ti, queres tabaco, chocolates, revistas?
- Não, meu general. Eu queria ter um pincel só para mim!




* Desde o ano 2001 que todos os produtos derivados do mercúrio foram retirados do mercado, pois este elemento químico pode provocar danos irreversíveis no cérebro humano.



 
AGOSTO DE 2013