Palavras de sabedoria do sábio Confúcio

E chegando o ministro do imperador à Confúcio, perguntou-lhe: "Que farias tu se o imperador lhe chamasse para ser seu mais alto secretário?"

E respondeu-lhe Confúcio: "Aprenderia o nome de meus ministros."

E, não crente de ser esta uma resposta séria, indagou o ministro: "Mas e por que motivo? Há tanto para se fazer, e logo esta seria tua prioridade?"

E respondeu o sábio: "A vida é como um rio."

Retrucou-lhe o ministro: "Mas como isso responde minha pergunta?"

O sábio, com expressão pacífica, lhe respondeu novamente: "Ame a virtude como ama a beleza do seu corpo."

O ministro pôs-se a pensar. Não via conexão entre as duas frases. "Não compreendo, mestre. Isso tudo me parece descon-"

"O homem superior atribui a culpa a si próprio enquanto o comum culpa os outros."

"O que isso tudo tem a ver com o que eu per-"

"Se quiser prever o futuro, estuda o passado."

Um calor emanava da figura sábia. Seus olhos pareciam rubis. Mas a expressão pacífica permanecia.

"O silêncio é um amigo que nunca trai - transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha - enquanto o sol não brilhar, acenda uma vela na escuridão"

Faíscas como que de um ferro ao passar por uma pedra brotavam das juntas do sábio.

"ERRO ERRO ERRO ERRO ERRO"

E levantou-se com agilidade incomum para um homem de tal idade, juntando os pés e os braços rente ao corpo, com as palmas das mãos apontadas ao solo.

"SYNTAX ERROR NO 1826409204 COULD NOT WITHSTAND QUESTION PARAMETERS"

Como que uma máscara, caiu a pele frontal de sua face, revelando não um esqueleto, mas uma feição metálica onde se liam os dizeres "Sony".

As faíscas cessaram por um breve instante, e um fogo ardente brotou das palmas de suas mãos e de seus pés, e o sábio começou a elevar-se ao teto em tal velocidade que o ar parecia cortar os que presenciaram a cena.

E foi neste dia que dizemos que ele ascendeu aos céus para lá governar junto ao imperador de jade.