ESPIÕES DO MUNDO

Lendo notícias recentes, vejo que estamos sendo espionados atualmente, o que mostra que o Brasil deixou de ser uma república banana; talvez estejam atrás da fórmula secreta do pão de queijo ou do guaraná. Mas o que a maioria não sabe é que não há só espiões americanos, mas do mundo inteiro; duvida? Vamos ver :

Espião português: Todo mundo reparava naquele português, com caneta atrás da orelha, espionando todo mundo, espiava aqui, ali; era sair na rua e ele espiando , espiando, até gente tomando banho. Aí, um falou: “Ô, português, por que fica espiando todo mundo?”

“Eu sou do serviço secreto de Lisboa e estou a espiaire a todos...”

“Ô, português, é pra ESPIONAR, não pra espiar !

“Ai, Jisus!”

Espião boliviano: Ninguém aguentava mais aquela música, dia e noite: “carnavalito para bailar, carnavalito para bailar”, aquela flauta de bambu e o violãozinho do boliviano “Jo soy lo espion boliviano; entreguem los documentos, ou vou tocar carnavalito para bailar...”

“Tá bom, tá bom, entrego os documentos secretos, mas, para de tocar!...””

“Carnavalito para bailar...”

Espião paraguaio : Além de espionar, traz produtos “legítimos”, made in Paraguai; é um agente duplo, espião e contrabandista. O problema é que os documentos que copiar podem ser falsificados, a máquina fotográfica que usa é made in China e pode quebrar; é tudo tão falso que vai confundir todo mundo, menos ele, hecho em Paraguay.

Espião argentino: Muito convencido e cheio de si, está sempre exclamando : “los espiones argentinos son los mejores del mundo!” ; “Em Buenos Aires es todo mejor; Maradona, el dios del futebol..” . Tão exibido, que acaba chamando a atenção de todos , sendo o primeiro a ser preso.

Espião cubano : O mais fácil de descobrir; sabe por quê? É só olhar aquele cara cantando : “Guantanamera...”, e falando : “Viva la revolucion!”.

Espião chinês: O mais difícil de encontrar porque todos são parecidos e todos têm praticamente o mesmo nome:

“Está preso, Chung Fung Chong”

“Non, honolavel amigo, sou Fung Iong Chang ; ele é que é Fong Gong Song.”

Espião italiano : Fica de cinco em cinco minutos ligando pra família e pra namorada ao invés de ligar pro quartel general:

“Mamma, nonna, zio, zia, primo, prima, la mia querida família! Amore, amore mio, ti amo, ti amo, ti amo! Cáspita! Madona mia!”

Não espiona nada, mas cozinha que é uma beleza!

Espião de Salvador: Fica na rede, espionando na maior malemolência:

“Ô, meu rei, vamos espionar hoje?”

“Vamo não, deixa pra semana que vem. É Gil, é Gal, é Betânia, tudo lindo.”

Espião brasileiro: Anda na maior pose, cheio de ginga, o malandrão; comprou sua capa de James Bond na 25 de março e fica assobiando quando as mulheres passam; quando perguntam seu nome, responde: “ Eu sou Zé, Zé da Silva!”. Com toda sua picardia, faz sua espionagem muito bem , mas tem um porém: faz tudo certinho, espiona, tira fotos, copia mensagens, mas, quando está tudo pronto, chega pra quem foi espionado e fala, meio de lado:” e aí, doutor, libera uma grana pra cervejinha que eu solto os documentos” Depois, encerra o expediente e vai viajar, porque tem feriado prolongado!